Vocal Univates se apresenta no Presídio Estadual Feminino de Lajeado 

A música tem o poder de atravessar barreiras, promover conexões e transformar ambientes. Essa força foi sentida no Presídio Estadual Feminino de Lajeado Miguel Alcides Feldens, onde o Vocal da Universidade do Vale do Taquari – Univates realizou uma apresentação especial no dia 19 de novembro. A ação integra o projeto de extensão Marias: Corpo e Linguagem na Instituição Prisional <https://www.univates.br/extensao/projetos-de-extensao/marias-corpo-e-linguagem-na-instituicao-prisional>, que busca levar cultura, reflexão e aprendizado às mulheres em privação de liberdade. 

3) Fabiane Olegário é coordenadora do projeto de extensão Marias. – Crédito_ Divulgação Univates Antônio Luiz Marini Marchi
Fabiane Olegário

O evento reuniu cerca de 30 mulheres, além de autoridades vinculadas à Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), a coordenadora do projeto de extensão Marias, Fabiane Olegário, e a professora Merlin Janina Diemer, responsável pela coordenação da Extensão na Univates. O repertório apresentado pelo Vocal incluiu clássicos da Música Popular Brasileira (MPB) e canções natalinas, levando mensagens de esperança, renovação e solidariedade. A canção “Maria”, de Milton Nascimento, também foi incluída no repertório como uma homenagem às mulheres em privação de liberdade. 

4) Professora Edi Fassini é integrante do Vocal Univates. – Crédito – Divulgação
Professora Edi Fassini

“Entendemos que os signos da música são capazes de transportar as pessoas para outros lugares. Ritmos, sons, melodias e letras de músicas compõem um universo particular que toca diretamente nas emoções de cada um. É por meio da palavra entoada e escutada que muitas mulheres conseguem expressar o medo, a saudade, o amor e a sensação de serem escutadas”, explica a professora Fabiane. 

Ela acrescenta que as letras das melodias evocam múltiplos sentimentos, fazendo com que as pessoas se conectem instantaneamente com suas próprias histórias e experiências. “O sentir é imediato. Cantar junto é uma forma de celebrar a possibilidade de compartilhar emoções, por vezes secretas. É o manifesto poético do sentir, um sentir humano que se compartilha com os outros”, reflete Fabiane. 

O Vocal Univates pôde vivenciar momentos de empatia e aprendizado ao se apresentar para um público tão especial. A professora Edi Fassini, uma das integrantes do coral, destaca a importância de levar a música a um ambiente onde a expressão artística pode ser um meio de ressignificação e fortalecimento emocional. Ela ressalta ainda o total engajamento das residentes no Presídio, que cantaram, dançaram e aplaudiram o Vocal. “A plateia mais participativa que o Vocal já teve”, comenta Edí.

2) Vocal é composto por professores e funcionários da Instituição. – Crédito_ Divulgação Univates

Saiba mais sobre o Vocal Univates 

O Vocal Univates, que iniciou suas atividades em abril de 2023, é composto por professores e funcionários da Universidade com gosto pela arte de cantar. O grupo busca contribuir para o bem-estar e a saúde emocional das pessoas, participando de eventos e transmitindo mensagens e sons que potencializam a alegria do convívio coletivo. 

O coral é regido pelo maestro Martin Altevogt, que já participou de diversos cursos e oficinas no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e em Portugal. Em 2014, Altevogt foi professor do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ministrando aulas para mais de 30 musicistas do Vale do Taquari. 

The post Vocal Univates se apresenta no Presídio Estadual Feminino de Lajeado  appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.