Famílias atingidas por enchente de maio têm prazo para escolha de imóveis pelo programa Compra Assistida

A partir desta sexta-feira, 22 de novembro, entra em vigor o prazo de 60 dias para que as famílias atingidas pela enchente de maio escolham um imóvel por meio do programa Compra Assistida, do governo federal. A medida foi oficializada em portaria no Diário Oficial da União e visa acelerar o processo de reassentamento das vítimas da catástrofe.

Até o momento, as famílias não tinham um limite de tempo para indicar um novo local para morar. Com a publicação da portaria, as famílias já aptas para escolher um imóvel têm agora o mesmo período para fazer a indicação. Além disso, aqueles que forem convocados posteriormente também terão 60 dias, contados a partir da data da convocação.

A escolha do imóvel pode ser feita por meio do site da Caixa Econômica Federal ou outros canais, sendo necessário apresentar a opção ao banco. O programa Compra Assistida é destinado a famílias das faixas 1 e 2 do Programa Minha Casa Minha Vida que tiveram suas casas destruídas ou danificadas pela enchente.

De acordo com os dados mais recentes, cerca de 2.822 famílias foram cadastradas no programa, mas apenas 100 estão com o contrato encaminhado e cerca de 20 já receberam as chaves de seus novos imóveis. A medida foi anunciada na semana passada, com o objetivo de acelerar a distribuição de moradias para as vítimas da tragédia climática de maio.

Caso alguma família não consiga cumprir o prazo para a escolha do imóvel, ela será encaminhada para o programa Minha Casa Minha Vida Calamidade. Nesse caso, os beneficiados serão alocados em empreendimentos que ainda estão em fase de construção, com previsão de entrega para 2025. Atualmente, o programa está em fase de planejamento, e algumas cidades já iniciaram o cadastro das primeiras famílias.

The post Famílias atingidas por enchente de maio têm prazo para escolha de imóveis pelo programa Compra Assistida appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.