Por que você precisa de um sapo no jardim, segundo estudos

Muitas pessoas podem ter nojo e até medo de sapos. Porém, apesar da fama, esses animais podem trazer vários benefícios para você e seu jardim.

A imagem mostra um sapo em um gramado.

Sapos fazem bem para seu jardim – Foto: Pixabay/Reprodução/ND

A espécie, apesar de sua aparência não muito agradável, tem inúmeros benefícios para o ecossistema. Segundo o Museu de História Natural, nos Estados Unidos, esses animais podem comer bilhões de insetos a cada ano, o que os torna economicamente valiosos para a agricultura.

Os sapos também podem ser considerados uma fonte de alimento essencial para pássaros, peixes, cobras e outros animais. Uma das maiores contribuições da espécie é sua habilidade de ser um indicador ambiental.

Quando a poluição ou outras mudanças ambientais afetam um habitat, os sapos geralmente são os primeiros afetados. Por isso, podem fornecer um alerta para ecossistemas ameaçados.

Sapos no jardim

Esses animais são ótimos com jardinagem. Eles comem muitos insetos, incluindo mosquitos, lesmas e caracóis, e não precisam de muitos cuidados.

Como ter e cuidar de um sapo

Caso você (provavelmente) tenha dificuldade de encontrar esse animal no Pet Shop, existem algumas dicas para atraí-lo para seu jardim:

Tenha uma fonte de água: Pode ser um pequeno lago ou um local com água rasa. A espécie depende de lagos para viajar com segurança de um habitat para o outro.

Construir um lago ou recurso de água rasa em seu jardim é uma maneira infalível de atraí-los para seu jardim.

Faça um esconderijo: Construa um esconderijo de pedras, troncos, ou folhas. É mais provável que esse pequeno anfíbio visite o seu jardim se houver algum local para se esconderem dos predadores.

Não use inseticidas: Produtos químicos podem ser prejudiciais para a espécie. Por isso, evite pulverizar inseticidas no gramado ou na horta. De qualquer forma, esse anfíbio pode ser um ótimo inseticida natural.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.