Nova imagem em alta resolução revela novos detalhes do Sol

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) divulgou nesta quarta-feira (20) novas imagens do Sol capturadas pela sonda Solar Orbiter . Produzidas com a maior resolução já obtida, as imagens mostram novos detalhes da superfície visível e da atmosfera externa do astro, chamada de coroa solar.

As fotografias foram registradas quando a sonda estava a menos de 74 milhões de quilômetros do Sol, destacando profundidade do campo magnético, movimentos do plasma e regiões ativas, como manchas solares.

Técnica de mosaico melhorando imagens do Sol

Diferentemente dos registros anteriores, as novas imagens foram montadas como um mosaico. Esse método é uma foto em alta definição capturada ao longo de quatro horas, proporcionando uma visão mais abrangente e detalhada do Sol. Essa técnica permite analisar tanto a superfície quanto a atmosfera solar com maior nitidez, auxiliando os cientistas no estudo das dinâmicas de aquecimento e movimento do plasma.

“O Sol é uma estrela muito dinâmica, com uma superfície borbulhante e uma atmosfera em constante transformação, onde o material solar e seu campo magnético estão sempre evoluindo”, explica Miho Janvier, especialista em física solar e espacial da ESA.

Por que a coroa solar é mais quente?

Uma das maiores curiosidades reveladas pelas imagens é o aquecimento anômalo da coroa solar. Apesar de ser uma camada mais externa, ela apresenta temperaturas na casa dos milhões de graus Celsius, muito superiores à superfície do Sol, que chega a 5 mil graus.

Entre as estruturas visíveis nas imagens estão regiões ativas, onde o campo magnético armazena energia; áreas de dinâmica mais calma; grandes estruturas magnéticas suspensas conhecidas como filamentos; e uma visão tangencial dos pólos solares.

Pesquisas avançadas na compreensão do Sol

As imagens foram capturadas quase no auge da atividade solar, período em que o astro apresenta maior intensidade e frequência de características como erupções solares e ejeções de massa coronal. Com isso, os cientistas esperam aprofundar o entendimento sobre os eventos de impacto desses na Terra e no sistema solar como um todo.

sOL NASA NOVOS FOTOS´- parte 2
ESA & NASA/Solar Orbiter/PHI Team

Essa imagem foi capturada pela Solar Orbiter no dia 22 de março de 2023 e mostra o Sol em luz visível. A foto foi tirada por um instrumento chamado de Imagemador Polarimétrico e Heliosismológico (PHI, na sigla em inglês), que utilizou luz vermelha para registrar a superfície do Sol.

Esta camada do Sol tem temperaturas entre 4500 e 6000°C e emite quase toda a radiação solar.

Em um link disponibilizado pela agência é possível inclusive visualizar as imagens em detalhes e ampliá-las. ACESSE AQUI.

Fonte: G1 / ESA/ NASA e outras fontes

The post Nova imagem em alta resolução revela novos detalhes do Sol appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.