Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado com festival em equipamentos culturais do Ceará


Iniciativa contará com shows, teatro, exposições, cinema, oficinas, entre outras atividades. II Festival Afrocearensidades realiza programação especial em homenagem ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Ascom Seir
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira (20), será celebrado no Ceará com o II Festival Afrocearensidades, que oferece uma programação diversificada nos equipamentos culturais do Estado.
Com o tema “Na Ginga dos Saberes Ancestrais”, a segunda edição do Afrocearensidades promove um mês inteiro de atividades voltadas à representatividade negra, quilombola e de terreiro cearense, com mais de 200 ações, além de celebrações realizadas por municípios, coletivos da sociedade civil e outras iniciativas estaduais e organizacionais. (Veja a programação completa)
Em Fortaleza, o Complexo Cultural Estação das Artes abre suas portas nesta quarta, às 14h, dando início à celebração com a exibição do documentário “Bença”. O filme retrata a tradição e ancestralidade das benzedeiras no Ceará, destacando a história de mulheres que, por meio da fé e da espiritualidade, promovem a cura através do benzimento.
Após a exibição no Espaço Kuya, duas das protagonistas do documentário, Mãe Zimá e Verônica Quilombola, participarão de uma roda de conversa para dialogar com o público sobre a cura pela reza.
O Afrocearensidades também celebra a musicalidade e os ritmos marcantes da cultura negra. O samba ficará por conta do grupo Mesa 4 e da cantora Loren Lyse, que comandarão uma animada roda de samba.
O evento ainda contará com apresentações de rap e hip-hop, representados pelos grupos Zioto e Perimetrurbano, que integram a cena da música periférica de Fortaleza.
A programação segue com a Batalha de Rima, conduzida pelo movimento Cururu Skate Rap, que há oito anos promove encontros entre jovens de Fortaleza e região metropolitana em prol da cultura do rap no Ceará.
O Afrocearensidades também traz feira de afroempreendedores e empreendedores terreiro que levam arte, artesanatos, acessórios com muitas cores e diversidade para o evento, além de saborosas comidas para o público. As feiras vão ocorrer na Estação das Artes e no Espaço Kuya, na capital.
Outras atividades
Divulgação da tirinha de HQ sobre a pauta da equidade racial e do combate ao racismo
Local: Redes sociais do TRE-CE @tre.cearaAção realizada pelo TRE-CE em parceria com o Instituto Maurício de Sousa.
Aula show: Acarajé e os símbolos afrodiaspóricos
14h às 17h (Livre)
Prof.: Adriana Acarajé
Local: Cozinha-show, Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (R. Manuel Dias Branco, 80 – Cais do Porto
III EnegreSER – Palavras Germinantes
Mesa-redonda: O legado do mestre, presente passado e futuro
8h30h (Livre)
Com Joana Oliveira, Mestre Cobra Mansa, Ricardo Nascimento e mediação de Ângelo Oliveira
Local: Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Rua José de Queiroz Pessoa – Planalto Universitário, Quixadá)
Vivência ‘Cosmograma Bantu’
16h30h (Livre)
Com Mestre Cobra Mansa
Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo (R. Pascoal Crispino, 167 – Centro)
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.