Novembro Azul – Mês de conscientização sobre a saúde do homem

 

A campanha internacional “Novembro Azul” teve início em 2003 na Austrália com o nome: Movember – junção das palavras em inglês moustache (bigode) e november (novembro). A ideia se espalhou pelo mundo e o movimento passou a ser conhecido como mês mundial do combate ao câncer de próstata, já que no dia 17/11 celebra-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Desde então, esse período vem sendo marcado por ações que objetivam conscientizar e alertar as pessoas para conhecerem melhor a doença, mas também para a importância do seu diagnóstico precoce.

No Brasil, o movimento se destaca por promover a conscientização sobre cuidados abrangentes com a saúde da população masculina.

O Ministério da Saúde sugere aos gestores e profissionais da área a implementação de atividades voltadas para a saúde mental, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, gerenciamento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, prevenção de violência e acidentes, além da promoção de hábitos saudáveis, como praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro.

É essencial que periodicamente os homens se submetam ao exame da próstata. Comumente negligenciado por causa do preconceito que o envolve, muitos homens são diagnosticados com esse tipo de câncer quando a doença já está em estágios mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos que poderiam ser evitados com diagnóstico e tratamento precoces e, consequentemente, cura.

Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados com frequência:

– Verificação da pressão arterial;
– Hemograma completo;
– Dosagem da glicemia;
– Dosagem do colesterol;
– Testes de urina;
– Atualização da carteira de vacinas;
– Verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).

 

Em 2023, a Lei nº 14.694 instituiu no País o “Novembrinho Azul” – uma campanha de proteção e promoção da saúde de meninos de até 15 anos de idade, com os seguintes objetivos:

– Promover a discussão de especialistas acerca das medidas de prevenção, para meninos de até 15 (quinze) anos, de condições que sejam fatores de risco de doenças na vida adulta, nos termos de regulamento;
– Realizar campanhas de conscientização, com distribuição de material informativo, sobre a importância de:

a) investigação de quadros de dor testicular e do aumento de volume escrotal;
b) vacina contra o papilomavírus humano (HPV);
c) diagnóstico e tratamento precoces de condições que sejam fatores de risco para doenças na vida adulta, nos termos de regulamento;

– Capacitar os gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) acerca da importância da eficiente disponibilização a meninos de até 15 (quinze) anos de serviços e procedimentos ligados à prevenção de condições que sejam fatores de risco para doenças na vida adulta;
– Promover a formação e a capacitação contínuas dos recursos humanos em saúde que lidam com meninos de até 15 (quinze) anos.

 

Fontes:

Instituto Lado a Lado Pela Vida
Ministério da Saúde
Vale Saúde (SP)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.