Rainha do Congo participa de eventos do feriado da Consciência Negra em MG


Representante da República Democrática do Congo esteve em Poços de Caldas a convite de um amigo e se reuniu com lideranças do movimento negro e de religiões de matrizes africanas. Rainha do Congo visita Poços de Caldas na semana que celebra a Consciência Negra
Às vésperas do primeiro Dia da Consciência Negra como feriado nacional, o Sul de Minas recebeu uma representante africana de grande importância. A rainha da República Democrática do Congo esteve presente em Poços de Caldas (MG) a convite de um amigo.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O primeiro compromisso da rainha do Congo no município sul-mineiro foi na sede da Associação Afro-Ancestral. Para a presidente da associação, Mãe Ana Iansã, a visita gera não só uma identificação como uma valorização do povo preto.
“A gente precisava trazer para que a população preta – e a população branca também – entendam o nosso valor e o nosso tamanho. Eu acho que, ela estando aqui, é onde a gente se espelha”, defende Mãe Ana Iansã.
Diambi Kabatusuila é rainha da etnia Bena Tshiyamba, de Bakwa Indu, e foi coroada em 2016. Desde então, lidera uma população que vive na República Democrática do Congo e faz viagens para trocar conhecimentos sobre história, cultura, costumes e tradições.
“Essa herança africana, esse povo africano preto que está aqui, é uma riqueza. O país, deve investir para dizer a verdade de quem são africanos. Africanos não são escravos, africanos têm grandes reinos, grandes civilizações de mil anos”, afirmou.
Rainha Diambi Kabatusuila, do povo Bena Tshiyamba da República Democrática do Congo.
Divulgação
A rainha está no Brasil há duas semanas. Após percorrer outros municípios, decidiu visitar Poços de Caldas, onde mora seu amigo Denny.
“Para mim tem muita história de ancestralidade aqui, tem muita história de escravos, tem muita história de colonização. Então, Poços de Caldas é rica em história afro”, contou Denny Silva, que convidou a rainha do Congo para visitar o município sul-mineiro.
Depois, a rainha Diambi esteve na prefeitura de Poços de Caldas para uma recepção diplomática com vice-prefeito de Poços de Caldas e lideranças do movimento negro e de religiões de matrizes africanas.
Além disso, dezenas de crianças do coral da Escola Municipal Dona Vitalina Rossi, fizeram uma apresentação para a rainha.
“Eu quero conhecer o país muito mais, não só as grandes cidades, mas as pequenas cidades para compartilhar com a gente, para ver como é a cultura, para encontrar qual é a possibilidade de colaboração cultural e econômica também”.
Rainha Diambi Kabatusuila, do povo Bena Tshiyamba da República Democrática do Congo.
Divulgação
Diambi ficará na cidade até quarta-feira (20), quando será comemorado pela primeira vez em todo o país o Feriado Nacional da Consciência Negra.
“É uma data para dizer que necessitamos muito mais de trabalho. Não só um mês de festa, um dia de celebração. Essa é uma coisa que deve servir para integrar, para demandar, para perguntar, que se integra em cada dia, em cada educação, sistema de educação”.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.