Com apetite para inovar, Ticket lança pagamento por aproximação via carteira do Google

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Um estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) constatou que os pagamentos por aproximação feitos por meio da tecnologia NFC (Near Field Communication) representam 61,1% do total de transações realizadas de forma presencial. Outra pesquisa, desta vez elaborada pela consultoria americana Morning Consult, revelou que o Brasil está entre os países que mais usam carteira digital, ocupando a quarta posição no ranking global. Por aqui, sete em cada dez adultos já experimentaram o serviço.

Números como esses reforçam a disposição dos brasileiros para incorporar, em suas rotinas diárias, novas tecnologias de pagamentos. Agora, o segmento deverá ganhar novo impulso. A Ticket, marca da Edenred Brasil, deu um passo importante em sua jornada de transformação digital ao lançar o pagamento por aproximação via carteira do Google para pessoas que recebem benefícios-refeição e alimentação.

A funcionalidade está disponível desde 14 de novembro e promete transformar a experiência de pagamento para os usuários dos cartões Ticket Alimentação, Ticket Restaurante, Ticket Flex e Ticket Super Flex. “A novidade tem o objetivo de facilitar a experiência dos 7 milhões de trabalhadores que usam as nossas soluções na ponta, além de agilizar os pagamentos para os mais de 720 mil estabelecimentos parceiros da Ticket no Brasil”, diz Natália Ghiotto, diretora de produtos da marca. “Com ou sem cartão, abriremos mais possibilidades de uso e avançaremos na digitalização do setor.”

A executiva conta que a inovação será oferecida aos usuários em ondas, devendo chegar a todos os usuários da Ticket com dispositivo Android até o final de 2024. A marca comunicará as pessoas incluídas em cada onda por meio de seus canais oficiais.

A integração com a carteira do Google reflete a relevância dos dispositivos Android entre os clientes da Ticket. Atualmente, 80% dos usuários da marca utilizam esse sistema operacional em seus celulares. “Decidimos começar pelo Android exatamente por sua representatividade dentro de nossa base.”

Natália Ghiotto, diretora de produtos da Ticket
Natália Ghiotto, diretora de produtos da Ticket

De início, a solução é compatível com maquininhas da Cielo, Rede e Getnet, mas a Ticket pretende expandir a integração para outros credenciadores.

A nova tecnologia da Ticket foi desenvolvida para assegurar uma experiência simples ao usuário: ele precisa apenas adicionar o cartão no app da Ticket e clicar em “Carteira Digital” e seguir o passo a passo para confirmar os dados do cartão e o reconhecimento facial. Aceitando os termos na carteira do Google, o pagamento por aproximação estará habilitado.

O projeto foi concebido do zero pelo time interno da Ticket e levou oito meses para ser concluído, contando com o apoio da empresa de tecnologia de pagamento digital IDEMIA Secure Transactions. “Sempre que perguntamos o que nossos clientes mais desejam, o pagamento por aproximação é a resposta número um. É uma demanda latente de pessoas que buscam praticidade e valorizam a digitalização em seu dia a dia”, diz Ghiotto.

Garantir a melhor experiência possível para o cliente é o que, segundo Ghiotto, move a atuação da Ticket no Brasil. Exemplo disso é a CX Week, evento anual realizado durante uma semana em todos os países que a Edenred atua com a proposta de que os colaboradores sugiram ações voltadas ao aprimoramento da experiência dos clientes.

O pagamento por aproximação está em sintonia com a estratégia de digitalização dos serviços oferecidos pela Ticket. Seu aplicativo possui 3,6 milhões de usuários ativos por mês, concentrando diversas funcionalidades, como consulta de saldo, extrato em tempo real, bloqueio de cartões e gestão de benefícios.

A operação brasileira, de fato, está na vanguarda tecnológica da Edenred no mundo. Segundo Ghiotto, a solução de pagamento por aproximação deverá agora ser levada para outros países.

O modelo de pagamento por aproximação também reforça a posição da Ticket na área de benefícios no Brasil e aponta para uma tendência global: a substituição dos cartões físicos por soluções digitais. “O futuro é plasticless”, afirma a diretora de produtos da Ticket.

A inovação está no DNA do Grupo. Desde 2016, o a Edenred investiu aproximadamente 2,4 bilhões de euros em inovação tecnológica nos 45 países em que atua. Foram 480 milhões de euros apenas em 2023.

No Brasil, a atuação da Edenred abrange três linhas de negócios: Benefícios e Engajamento, com a marca Ticket; Mobilidade, com as marcas Edenred Ticket Log, Edenred Repom e Taggy; e Soluções de Pagamento e Novos Mercados, com Edenred Pay e Punto.

São mais de 130 mil empresas-clientes, 8,5 milhões de empregados beneficiados e cerca de 800 mil comerciantes credenciados no país. No mundo, a empresa conecta 60 milhões de usuários a 2 milhões de comerciantes parceiros.

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