Amigos se interessam por medicina legal e anatomia e prestam vestibular da USP juntos em Piracicaba


Giovana Segatelli, de 21 anos, é Matheus Trindade, de 24, fazem a primeira fase da Fuvest nesta domingo (17). Os amigos Giovana Segatelli, de 21 anos, é Marheus Trindade, de 24, prestam o vestibular da Fuvest em Piracicaba para medicina, o curso é o mais concorrido da USP, com 96,5 candidatos por vaga.
Rafael Bitencourt/g1
Juntos, os amigos Giovana Segatelli, de 21 anos, é Matheus Trindade, de 24, prestam o vestibular da Fuvest para medicina, o curso é o mais concorrido da Universidade de São Paulo (USP), com 96,5 candidatos por vaga. Os jovens fazem a primeira fase da prova em Piracicaba (SP), no campus da Anhanguera, neste domingo (17).
‘Veteranos no vestibular, a motivação e os caminhos que os levaram à escolha são diferentes. Giovana começou a se interessar por medicina já no ensino médio, quando fez um cursinho preparatório de anatomia. – 📝Leia detalhes, abaixo.
Matheus já cursava fisioterapia quando o desejo por medicina começou a falar mais alto. “Penso em dedicar à medicina legal, voltada à investigação, ou à psiquiatria, focado em estudos da mente”, detalhou.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Matheus Trindade faz o vestibular para medicina em Piracicaba.
Rafael Bitencourt/g1
Interesse a partir de curso de anatomia
Giovana, que é de Piracicaba (SP), começou a se interessar pela área durante o terceiro ano do ensino médio. “Fiz um curso online preparatório de anatomia, e aí comecei a gostar”, contou.
“Mas decidi mesmo prestar medicina no primeiro ano de cursinho”, aponta a jovem, que presta o vestibular pela quarta vez.
Caso seja aprovada, ela tem preferência por cursar a graduação em Ribeirão Preto e já pensa em que setor específico atuar. “Quero atuar na área acadêmica da medicina”, afirma.
Giovana diz que a família está orgulhosa de sua escolha. “Com exceção de um tio distante, não tem nenhum médico na família”, completa.
Giovana Segatelli presta vestibular para medicina, neste domingo (17), e pretende escolher o campus de Ribeirão Preto, caso aprovada.
Rafael Bitencourt/g1
Medicina legal ou psiquiatria
Natural de Capivari, Matheus Trindade, de 24, também presta o vestibular para medicina.
Entre os anos de 2019 e 2020, o jovem chegou a cursar a graduação em Fisioterapia, também na USP. “No curso de fisioterapia eu me interessei pela área de medicina”, relatou.
Matheus disse que, se aprovado, deverá escolher cursar a graduação no campus da USP em Ribeirão Preto (SP).
Quanto à atuação, o jovem pensa em se dedicar ou à área de medicina legal, voltada à investigação, ou à psiquiatria, focado em estudos da mente e análises de doença.
Movimentação intensa de candidatos faltando na unidade da Anhanguera em Piracicaba, um dos locais de prova da Fuvest na cidade.
Antonio Trivelin/g1
Fuvest
A região de Piracicaba (SP) tem 3.840 estudantes inscritos para realizar o vestibular 2025 da Universidade de São Paulo (USP), aplicado pela Fundação para o Vestibular (Fuvest), neste domingo (17).
Candidatos conferem dados antes de entrar no campus da Anhanguera em Piracicaba, um dos pontos de aplicação do vestibular da Fuvest na cidade.
Antonio Trivelin/g1
São 2.528 inscritos em Piracicaba e 1.312 em Limeira. Em Piracicaba, os locais de prova são os seguintes:
Unimep − Campus Centro – Rua Rangel Pestana, 762, Centro
Faculdade Anhanguera – Rua Santa Catarina, 1.005, Água Branca
Em todo o Brasil, 107.330 candidatos foram inscritos para a realização da prova da Fuvest, incluindo 11.213 treineiros. Sem treineiros, o número total é de 96.117 mil vestibulandos.
Movimentação de candidatos em frente ao campus Centro da Unimep em Piracicaba, um dos pontos de aplicação da prova da 1ª fase da Fuvest.
Claudia Assencio/g1
Horários da 1ª fase⌚
Abertura dos portões: 12h
Início da prova: 13h
Duração da prova: 5h na primeira fase
Saída da sala: Após a reabertura dos portões, às 16h
A Fuvest recomenda que os candidatos conheçam com antecedência o trajeto até o local em que está designado para realizar a prova, para evitar atrasos no dia. Melhor ainda se puder fazer isso no domingo anterior à prova.
Não haverá tempo adicional para transcrição na folha de respostas oficial. Então, lembre-se de controlar seu tempo utilizando o relógio da sala.
Estudantes realizaram a primeira fase da Fuvest em 2023
ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
O que não pode levar 🚫
Para garantir que o vestibular seja justo para todas as pessoas, materiais estranhos à realização da prova serão proibidos, e casos específicos poderão ser analisados. Será proibido o uso de:
Relógio individual de qualquer tipo;
Equipamento eletrônico, como calculadora,
Telefone celular, computador, tablet, reprodutor de áudio, máquina fotográfica, equipamento eletrônico do tipo vestível (como smartwatch, óculos eletrônicos, ponto eletrônico) etc.;
Material impresso ou para anotações;
Corretivo de qualquer material ou espécie;
Caneta hidrográfica ou outras, diferentes de caneta esferográfica;
Caneta marca-texto, compasso ou lápis com tabuada;
Gorro, boné, chapéu ou similares, óculos de sol;
Protetor auricular, fone de ouvido ou similares;
Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.
Como é composta a prova da 1ª fase? ✍️
A primeira fase do vestibular é realizada presencialmente em um único dia, em até cinco horas. São 90 questões no formato múltipla escolha, com cinco alternativas, em que apenas uma delas é correta.
O conteúdo da prova é de Conhecimentos Gerais e aborda as disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio, sendo algumas questões interdisciplinares:
Biologia
Física
Geografia
História
Inglês
Matemática
Português
Química
Carreiras mais concorridas 🎓
Como em anos anteriores, cursos na área de saúde continuam sendo altamente procurados, o que reflete uma tendência de mercado de trabalho voltada para a saúde, bem-estar e saúde mental.
Medicina segue como o curso mais concorrido, com uma relação de 96,5 candidatos por vaga, uma diminuição em relação ao ano passado, quando a relação era de 117,6 (veja abaixo).
Assim como no último ano, os cursos mais concorridos serão Medicina, Psicologia e Relações Internacionais. Veja a lista abaixo dos cursos mais concorridos.
Medicina em São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru: 96,5 candidatos por vaga
Psicologia em São Paulo: 55,6 candidatos por vaga
Psicologia em Ribeirão Preto: 35,3 candidatos por vaga
Relações Internacionais: 42,5 candidatos por vaga
Audiovisual: 32,3 candidatos por vaga
Publicidade e Propaganda: 28,6 candidatos por vaga
Ciências Biomédicas: 26,3 candidatos por vaga
Jornalismo: 26,2 candidatos por vaga
Medicina Veterinária: 20,5 candidatos por vaga
Fisioterapia: 20,3 candidatos por vaga
A relação dos demais cursos pode ser conferida no site oficial do vestibular (clique aqui).
A segunda etapa do exame, dividida em dois dias, deve ocorrer em 15 e 16 de dezembro. Provas de habilidades específicas devem ser aplicadas entre 9 de dezembro de 2024 e 9 de janeiro de 2025.
Calendário Fuvest 2025
Divulgação dos locais de prova: 01/11/2024
1ª Fase Fuvest 2025: 17/11/2024
2ª Fase Fuvest 2025: 15/12 e 16/12/2024
Provas de competências específicas: entre 09/12/2024 e 09/01/2025, a depender da carreira
Divulgação do resultado da Fuvest 2025: 24/01/2025
Fuvest 2025: primeira fase do vestibular mais concorrido do país será neste domingo
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.