Consumidores aproveitam época de Black Friday para comprar alimentos


Promoções já começaram e busca nessa época tem tudo a ver com o aumento no custo de vida ao longo do ano inteiro. Consumidores aproveitam Black Friday
Reprodução/TV Globo
A Black Friday é só no dia 29 de novembro, mas as promoções antecipadas já começaram e muitos consumidores estão aproveitando para abastecer a despensa.
A lista de desejos da Black Friday está mais para lista de supermercado. Alimentos e produtos básicos saíram do papel de coadjuvantes e ganharam destaque.
“Meu marido está ali olhando peixe, então assim, estou olhando agora para ver como é que estão os preços. Tem coisas de mercearia que eu estou achando bem legal. Dá pra aproveitar”, afirmou Heloísa Luísa Fonseca, dona de restaurante por quilo.
A busca por outro tipo de promoção nessa época de Black Friday tem tudo a ver com o aumento no custo de vida ao longo do ano inteiro. O gasto com comida passou a consumir uma parcela cada vez maior do salário. Pagar um preço melhor agora virou estratégia para, pelo menos por um tempo, driblar a inflação.
LEIA MAIS:
Em encerramento, Lula pede que Cúpula Social vire rotina: ‘O G20 tem que acontecer todo santo dia’
5 mil km? 10 mil km? Qual é o melhor momento para trocar o óleo do carro? Veja dicas
Corregedoria identifica rede de empresas ligadas a policiais denunciados por delator do PCC
“Se der para para pegar alguma coisa em oferta e conseguir guardar, é uma boa opção também”, disse o assistente de informática Gilson Delgado.
O olhar do consumidor prioriza o que mais subiu neste ano. O clima mexeu com o preço das carnes (aumento de 6,28%), do azeite (acréscimo de 21,21% nos preços) e do café (29,9%), por exemplo.
Black Friday
Reprodução/TV Globo
Na rede de supermercados visitada pela reportagem do Jornal Nacional, a negociação com os fornecedores, para conseguir baixar os preços em novembro, começou quatro meses atrás.
“As faixas [das promoções] vão variar muito nessa linha de 70%, categorias com até 40%, categorias com 50% de desconto também”, relatou Diogo Paiva dos Santos, gerente geral comercial do grupo Pão de Açúcar.
Jonathan Bezerra, corretor de imóveis, disse: “Estou com uma lista bem gigante aqui comparando tudo, mas está valendo bem a pena.”
As farmácias também estão surfando a onda da Black Friday dos básicos. “Os consumidores vêm e procuram os produtos já sabendo que nesse período vão ter ofertas específicas. No caso de sabonetes, a gente tá com uma promoção aqui que foi planejada com parceiro fornecedor, com a qual a gente, em um mês, vai vender o que a gente normalmente vende em um ano”, explicou Carlos Fernandes, vice-presidente de operações da rede de farmácias.
O sabonete está custando menos de um real e Paulo Ricardo, um consumidor, foi à farmácia visitada pela reportagem várias vezes. “Acho que vou levar mais sabonete de novo e vou comprar um shampoo”, confidenciou o aposentado.
E quando viu os descontos para fralda descartável, logo pensou em dar de presente: “Não vou comprar uma roupinha porque a mãe não gosta. A fralda é útil, não precisa trocar. Comprei fralda, é bem agradável o preço, muito bom”, finalizou o consumidor.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.