SkyRats: equipe da USP é destaque em competição internacional de drones


Os SkyRats ficaram em 4º lugar na categoria outdoor (ambiente aberto), em 5º na categoria indoor (ambiente fechado), e ainda levou o prêmio especial Judge’s Award. SkyRats: equipe da USP é destaque em competição internacional de drones
SkyRats/Divulgação
A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), que reúne 17 cursos das áreas de engenharia civil, elétrica, mecânica, química, foi destaque em uma competição internacional em setembro graças à sua equipe de drones inteligentes.
Os SkyRats foram até Bristol, na Inglaterra, participar da International Micro Air Vehicles Conference and Competition (IMAV), a maior competição e conferência internacional na área de drones e veículos aéreos não tripulados.
A equipe ficou em 4º e 5º lugar nas duas categorias da competição: outdoor (ambiente aberto) e indoor (ambiente fechado), respectivamente.
Além disso, o grupo também foi condecorado com Judge’s Award, um prêmio que avalia o projeto que melhor atendeu ao edital proposto. Neste ano, o tema central foi preservação ambiental, e a equipe se destacou como aquele que melhor utilizou tecnologias de VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) para o monitoramento e proteção da biodiversidade.
A programação completa do encontro acontece em cinco dias, sendo:
Dia 1: testes
Dias 2 e 3: competições
Dias 4 e 5: conferências
Marcos Gabriel foi um dos 11 membros da equipe que foi até Bristol para participar da competição. Segundo ele, a preparação foi cansativa, mas a experiência foi “fantástica”.
“É incrível ter a oportunidade de mostrar a capacidade da tecnologia que conseguimos produzir no Brasil, e de como é possível melhorar ainda mais tudo isso com mais investimento e apoio do governo e da sociedade”, diz.
Após a competição internacional, a equipe agora participa da Competição Brasileira de Robótica, que acontece de 11 a 17 de novembro em Goiânia (GO), e que deve ser a última disputa do grupo no ano.
SkyRats: equipe da USP é destaque em competição internacional de drones inteligentes
SkyRats/Divulgação
Agora, a equipe pensa nos próximos passos.
Para além do cenário de competição, queremos procurar alguma área de aplicação real [da experiência da equipe]. Por exemplo, um dos pontos mais fortes da equipe é mapeamento aéreo, que tem diversos tipos de aplicação, e um dos mais em voga, eu diria, é a questão de preservação ambiental.
Estudantes de zootecnia desenvolvem técnica que usa drone para identificar cio das vacas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.