Série de vídeos contam a trajetória de pessoas com deficiência na UFSC

A Coordenadoria de Acessibilidade Educacional da Universidade Federal de Santa Catarina (CAE/UFSC) está lançando uma série em vídeos que apresentam as trajetórias de egressos com deficiência da Universidade. Em seis episódios, a série “Por onde anda você?”, disponível no YouTube, ex-alunos e alunos concluintes com deficiência compartilham rotinas, barreiras, momentos marcantes da época e oferecem conselhos aos interessados em iniciar a jornada universitária. Os vídeos têm cerca de 5 minutos cada um.

O primeiro episódio traz a história de Lucas, com Transtorno do Espectro Autista, egresso do curso de Educação Física. Lucas fala sobre os desafios vividos e os apoios recebidos durante sua graduação e sobre seu momento atual, em que se dedica aos estudos de pós-graduação e à atuação profissional em escolas. Veja aqui.

No segundo episódio quem aparece é Kamila, estudante de Biblioteconomia e já graduada em Pedagogia pela UFSC. A jovem fala sobre sua condição com paralisia cerebral, as barreiras que enfrenta em seu dia a dia, destacando o papel da UFSC e da CAE no seu processo de desenvolvimento profissional. Kamila também discorre sobre as competições esportivas que participa atualmente. Veja aqui.

O terceiro episódio apresenta o estudante Kauan e a professora Débora. Kauan fala sobre a sua deficiência física, decorrente da Atrofia Muscular Espinhal tipo 2. O estudante realizou mestrado, doutorado e pós-doutorado pela UFSC – no momento realiza parte do estágio pós-doutoral em Portugal. Ele fala sobre as barreiras enfrentadas e seu pioneirismo em vários espaços. Veja aqui.

quarto episódio conta a trajetória de Juliana, professora de Letras Libras na UFSC. Juliana, que é surda, fala sobre seu diagnóstico e o caminho que percorreu durante sua formação até hoje, com experiência na docência e cargos de chefia. Ela ressalta o papel da UFSC no acolhimento e desenvolvimento da comunidade surda. Veja aqui.

O quinto episódio traz o relato de Thaís, estudante egressa do curso de Direito. A jovem se tornou pessoa com deficiência física durante a graduação na UFSC, momento que contou com o acolhimento dos colegas e dos docentes, ao mesmo tempo em que percebeu as diferentes barreiras que enfrentaria. Thais fala sobre sua experiência no Ministério Público de Santa Catarina e atualmente no mestrado da USP, ambas com foco na acessibilidade/inclusão das pessoas com deficiência. Veja aqui.

sexto episódio apresenta Karla, estudante cega do curso de Serviço Social. Karla destaca as interseccionalidades que a constituem: mulher com deficiência, preta e mais velha que a maioria dos colegas. A estudante fala das grandes barreiras encontradas na graduação, da luta por seus direitos, da sua participação em coletivos da UFSC e dos projetos para o futuro. Veja aqui.

Acesse o Canal do Youtube da CAE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.