PB tem segunda maior alta do país no volume de vendas

Siga @radiopiranhas

A Paraíba teve a segunda maior alta do país no volume de vendas do comércio varejista em setembro deste ano, com crescimento de 13% em relação a setembro de 2023. O comércio paraibano ficou atrás apenas do do Amapá, que apresentou crescimento de 14,5%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Considerando o volume de vendas do comércio varejista ampliado, o crescimento foi de 12,9% em relação a setembro do ano passado. Nesse caso, a Paraíba ficou atrás do Paraná (20,4%) e do Amapá (17,7%).

Na comparação entre setembro e agosto deste ano, o volume de vendas do comércio varejista paraibano cresceu 0,5%. O crescimento foi de 0,9% considerando o comércio varejista ampliado.

No acumulado deste ano, até o mês de setembro, o comércio paraibano já cresceu 12,2%, e 4,8% considerando os últimos 12 meses. No comércio varejista ampliado, o crescimento é de 11,2 no acumulado deste ano, e de 5,7% nos últimos 12 meses até setembro.

O comércio varejista ampliado inclui material de construção; atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo; além de veículos e motocicletas, partes e peças.

 Receita

A receita nominal de vendas do comércio varejista paraibano cresceu 14,7% em setembro de 2024, na comparação com setembro do ano passado. Já em relação a agosto, o crescimento foi de 0,1%. No acumulado do ano, a receita cresceu 14%, e nos últimos 12 meses, 7,2%.

Considerando o comércio varejista ampliado, a receita cresceu 14,5% em relação a setembro de 2023, e 1,2% em relação a agosto deste ano. O acumulado do ano é de 12,8% e, nos últimos 12 meses, de 7,7%.

 Dados nacionais

No país, o volume de vendas do comércio varejista avançou 0,5% em setembro na comparação com agosto. Já em relação a setembro do ano passado, o comércio varejista subiu 2,1%. O acumulado no ano chegou a 4,8%, enquanto o acumulado nos últimos 12 meses ficou em 3,9%.

No comércio varejista ampliado, o volume de vendas subiu 1,8% entre agosto e setembro. Na comparação com setembro de 2023, o varejo ampliado teve alta de 3,9%, acumulando no ano alta de 4,5% ante o mesmo período de 2023, e de 3,8% em 12 meses.

No âmbito do comércio varejista ampliado, as duas atividades com crescimento, na passagem de agosto para setembro, foram veículos e motocicletas, partes e peças, com 6,6%, e material de construção, com 1,1%.

No país, o volume de vendas do comércio varejista avançou 0,5% em setembro na comparação com agosto

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 13 de novembro de 2024.

source
Fonte

A União

Adicionar aos favoritos o Link permanente.