Corpo de influenciador digital que teve embolia pulmonar é enterrado em São José dos Campos; ele morreu enquanto aguardava leito na UTI


Diego Guilherme Friggi, de 35 anos, morreu por complicações de uma embolia pulmonar. Ele foi enterrado na tarde desta segunda-feira (11). Diego Friggi morreu após sofrer parada cardiorrespiratória
Arquivo pessoal
O corpo do influenciador digital Diego Guilherme Friggi, de 35 anos, foi enterrado na tarde desta segunda-feira (11), em São José dos Campos. O influenciador morreu no último domingo (10), após sofrer uma parada cardiorrespiratória devido a complicações de uma embolia pulmonar.
A família conta que há 15 dias Diego foi ao pronto-socorro da Unimed, no Centro de São José dos Campos, onde foi diagnosticado com pneumonia. Na data, ele foi medicado e orientado a voltar para casa.
Depois, a família relata que Diego precisou voltar outras vezes para a Unidade de Pronto Atendimento depois de não conseguir melhorar em casa.
Na última sexta-feira (8), o quadro dele se agravou, por isso Diego foi internado. Ele recebeu o diagnóstico de embolia pulmonar e a família foi informada de que ele precisaria ser transferido para um leito de UTI.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Bruna Martins da Silva Cardoso, viúva de Diego, conta que o convênio alegou a indisponibilidade de vaga para a UTI na rede particular. E que o convênio de Diego tinha uma carência, por isso, a dificuldade para a transferência.
“Eu mesma liguei para poder confirmar que ele tinha uma carência e ele não poderia ser internado. Só que pelo quadro dele, ele tinha que ser internado. Essa internação particular seria somente para ele aguardar um leito da UTI do SUS, que em nenhum momento apareceu”, afirmou Bruna.
Influencer de São José dos Campos morreu no último domingo (10)
Arquivo pessoal
A família e amigos de Diego Guilherme Friggi, de 35 anos, lembram do influenciador digital como uma pessoa que gostava de ajudar.
“O Diego era um influenciador que tinha como objetivo ajudar as pessoas. Era isso que ele fazia todos os dias. Ele acordava para se dedicar às redes sociais”, disse Bruna.
Por nota, a Unimed de São José dos Campos informou que Diego “recebeu toda assistência médica e hospitalar necessária com aplicação de protocolos de atendimento. Adequados pela equipe médica e multiprofissional e esclarece ainda que a busca por vaga para transferência ao sistema único de saúde SUS foi realizada devido a questões administrativas sem causar qualquer prejuízo ao atendimento prestado ao paciente”.
Ainda na nota, a Unimed disse que “reafirma nosso compromisso com a segurança e qualidade dos serviços oferecidos aos nossos clientes, cumprindo rigorosamente todos os critérios e regulatórios previstos pela legislação, especialmente no que se refere aos atendimentos de urgência e emergência. Nos solidarizamos com a família do paciente e permanecemos à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais, sempre respeitando a privacidade dos dados pessoais”.
A Prefeitura de São José dos Campos lamentou a morte do influencer e afirmou que o hospital particular era responsável pelo tratamento. A prefeitura disse ainda que não recebeu oficialmente nenhum pedido de transferência do paciente para a rede pública, nem pedido de leito de UTI.
A Secretaria de Estado da Saúde informou que nenhum pedido de transferência foi feito via sistema CROSS, que faz a regulação de vagas.
Influenciador morre, em São José dos Campos, no aguardo de uma UTI
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.