Parlamento Juvenil do Mercosul: alunos do AC podem se inscrever em programa de simulação política


Inscrições foram prorrogadas até o dia 21 de novembro e deve selecionar três estudantes acreanos, do 1º e 2º ano do ensino médio, para compor delegação nacional. Evento internacional ocorre em agosto de 2025 em Foz do Iguaçu. Parlamento Juvenil do Mercosul seleciona estudantes do ensino médio do AC para compor delegação
Divulgação/MEC
As inscrições para o Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) 2025 foram prorrogadas até o próximo dia 21 de novembro. O projeto, que visa promover o protagonismo juvenil, oferece espaço para que estudantes debatam temas como educação, trabalho, direitos humanos e integração regional. No Acre, serão selecionados três alunos do ensino médio para participar da experiência em 2025.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
As inscrições devem ser feitas pelo formulário disponível na página do evento. No total, a edição vai selecionar 81 jovens brasileiros, três por estado. O edital do processo seletivo foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC) no dia 8 de outubro com o tema “Integração regional e as mudanças climáticas”.
LEIA TAMBÉM:
‘Anestesiada’, diz estudante selecionada para representar o Acre no programa Jovem Senador 2024
Programa Jovem Parlamentar Acreano vai escolher 24 alunos do estado para participar da 3ª edição
Nesta edição, os selecionados participarão de etapa nacional preparatória e, depois, do encontro internacional, que ocorrerá em Foz do Iguaçu (PR) em agosto de 2025. Na ocasião, terão a oportunidade de colaborar para a elaboração da Declaração do Parlamento Juvenil do Mercosul.
A seleção é aberta a alunos do 1º e 2º ano do ensino médio regular de escolas públicas estaduais e municipais. Dentre os critérios, os alunos devem ter:
boa presença e rendimento escolar, com no mínimo 75% de frequência e aprovação em todas as disciplinas no primeiro semestre de 2024;
capacidade de convivência com pessoas de diferentes culturas;
disponibilidade e autorização dos pais para participar de viagens nacionais e internacionais supervisionadas.
Para concorrer, o estudante deverá apresentar um projeto de autoria própria, com a orientação de um professor,  focado no estímulo à participação juvenil no ambiente escolar, além de um termo de ciência e autorização dos pais.
Os projetos selecionados na primeira fase irão passar por votação popular eletrônica, entre 19 e 21 de fevereiro de 2025, que selecionará os 81 finalistas para a etapa nacional. Os candidatos poderão realizar campanhas eleitorais em suas escolas e redes sociais. Outras informações e/ou dúvidas podem ser retiradas na página do evento ou pelo e-mail [email protected].
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.