Operação atinge grupo que extorquia familiares de vítimas de homicídio no RS

Uma operação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul cumpriu, na segunda-feira (11), dois mandados de prisão preventiva contra um grupo suspeito de praticar extorsão em diversas regiões do estado. O esquema, apelidado de “golpe do luto”, envolvia ameaças a familiares de pessoas assassinadas.

Para extorquir os enlutados, os criminosos alegavam que o familiar morto teria sido assassinado por ter denunciado supostas atividades ilícitas, e cobravam valores sob a promessa de “poupar” a vida dos parentes.

Conforme a investigação, os criminosos agiam de forma violenta, com ameaças realizadas por ligações e mensagens de texto. Os familiares já estavam fragilizados pela perda e acabavam cedendo ao medo. Uma das vítimas, temendo ser morta, chegou a transferir mais de R$ 13 mil aos extorsionadores.

As investigações apontam que as vítimas foram abordadas em várias cidades gaúchas, incluindo Sapiranga, Farroupilha, Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, Erechim, Seberi, Rodeio Bonito, Feliz e Serafina Corrêa. O golpe também teria se estendido a Santa Catarina.

Os criminosos, segundo a polícia, buscavam informações sobre as vítimas de homicídio e então contatavam os familiares, simulando um risco iminente de morte.

Durante a operação, a Polícia Civil apreendeu telefones celulares, que agora estão sob análise. As autoridades também identificaram que um dos suspeitos estava realizando os golpes de dentro da Penitenciária de Caxias do Sul.

The post Operação atinge grupo que extorquia familiares de vítimas de homicídio no RS appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.