Chico Buarque perde processo contra Paulo Bilynskyj

O cantor Chico Buarque e sua mulher, Carol Proner, perderam um processo movido contra o deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP).

Chico Buarque processou o parlamentar em 2023, por causa de uma postagem nas redes sociais. Na ocasião, Paulo Bilynskyj publicou uma imagem de Carol, que havia sido indicada para o cargo de assessora internacional do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Na publicação, o deputado escreveu a seguinte legenda: “Foi pela democracia, confia. Mulher de Chico Buarque ganha cargo no BNDS. A mão da Lei Rouanet chega a coçar”. 

Chico Buarque alegou que Paulo Bilynskyj insinuava que sua mulher seria beneficiada indevidamente

Chico pediu na Justiça para que a postagem fosse retirada do ar, o que foi concedido por meio de uma liminar | Foto: Reprodução/Instagram

Na ação, Chico Buarque alegou que a postagem insinuava que sua mulher seria beneficiada indevidamente para ganhar um cargo de confiança. Para ele, houve clara calúnia e difamação. 

Leia também: “No exterior, Barroso afirma que língua portuguesa é barreira para Chico Buarque ganhar Nobel de Literatura”

O cantor pediu na Justiça para que a postagem fosse retirada do ar, o que foi concedido por meio de uma liminar. Além do mais, o cantor pediu um total de R$ 50 mil em indenizações. 

Leia mais: “Lula nomeia mulher de Chico Buarque em Comissão de Ética Pública”

No entanto, o juiz entendeu que o deputado é protegido pelo direito constitucional à livre manifestação de liberdade de pensamento. A Justiça afirmou que não houve ofensa, como Chico Buarque havia alegado. 

Leia também: “‘Lula é um ditador, só não conseguiu dar um golpe ainda’, diz deputado Paulo Bilynskyj”

O juiz também entendeu que Carol não foi desqualificada pela postagem, seja pela figura de mulher ou de profissional. 

Paulo Bilynskyj afirmou ao site Metrópoles que está feliz. “Sou parlamentar, possuo imunidade em minhas falas, e o que foi dito corresponde à verdade”, disse.

Leia mais: “Juiz manda Eduardo Bolsonaro apagar publicação com música de Chico Buarque”

source
Fonte : Revista Oeste

Adicionar aos favoritos o Link permanente.