Oposição pressiona por projeto que possibilita rejeitar contribuição sindical

Siga nosso Instagram @saobentoemfoco

O líder da oposição, senador Rogério Marinho (PL-RN), está pressionando  o presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), Humberto Costa (PT-PE), para que o senador petista coloque em discussão um projeto que proíbe a cobrança de contribuição sindical para trabalhadores não filiados a sindicatos. Esse projeto também trata do chamado “direito à oposição”, que, na prática, significa a possibilidade de rejeitar o pagamento. 

A contribuição sindical obrigatória foi suspensa durante a reforma trabalhista. No entanto, em setembro de 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a cobrança por meio de acordos coletivos, desde que seja garantido o direito à oposição. 

O projeto, de acordo com Rogério Marinho, estabelece regras para que os trabalhadores possam recusar o pagamento, seguindo a decisão do STF. O texto já foi relatado pelo próprio senador em outro colegiado e agora está sob análise de Paulo Paim (PT-RS) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).  

Marinho tem questionado a brevidade das atas, afirmando que elas não refletem adequadamente o que ocorreu nas sessões. Ele critica também a ata da segunda reunião, que tratou do Dia Mundial das Doenças Raras e da Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras.  

Os senadores Carlos Portinho (PL-RJ) e Eduardo Girão (Novo-CE) também apresentaram questionamentos, com Girão defendendo a inclusão de uma manifestação em apoio a uma sessão temática do Senado, na qual participantes fizeram defesas antivacina. 

 

// Load Script Denakop
var w = window.top,
d = w.document,
s = d.createElement(“script”),
b = d.head || d.getElementsByTagName(“head”)[0];
s.src = “https://v3.denakop.com/denakop.js”;
s.type = “text/javascript”;
s.async = true;
s.setAttribute(“data-cfasync”, “false”);
b.appendChild(s);
w.denakoptag = w.denakoptag || {
cmd: []
};
w.denakoptag.cmd.push(function() {
w.denakoptag.setAccountId(10529);
});

// Load Script Vidoomy
// var w2 = window.top, d2 = w2.document, s2 = d2.createElement(“script”), b2 = d2.head || d2.getElementsByTagName(“head”)[0];
// s2.src = “https://ads.vidoomy.com/diariodopoderbr_17211.js”;
// s2.type = “text/javascript”;
// s2.async = true;
// b2.appendChild(s2);

// Load Script Truvid
if (document.querySelector(‘#ddp-truvid’) && (widthScreen
source
Fonte

Diario do Poder

Adicionar aos favoritos o Link permanente.