PIX por “aproximação” deve revolucionar ainda mais o mercado de compras no Brasil

Até o final de 2024, os brasileiros que utilizam o sistema de pagamentos instantâneos PIX poderão realizar transações financeiras apenas aproximando o celular de máquinas de pagamento — semelhante ao processo utilizado com cartões de débito e crédito. A implementação, que promete trazer agilidade e praticidade às operações, está sendo promovida pelo Banco Central (BC) com o objetivo de tornar o uso do PIX ainda mais acessível e cotidiano para a população.

Nova funcionalidade

O pagamento por aproximação estará disponível em dispositivos Android a partir da próxima semana. Em outros sistemas operacionais, a novidade será integrada até o fim do ano, abrangendo uma parcela ainda maior de usuários. Para utilizar a nova funcionalidade, o usuário precisará cadastrar suas contas bancárias em aplicativos de carteira digital de seus celulares. Após esse cadastro, o modo PIX estará disponível ao lado dos demais cartões cadastrados, permitindo uma experiência prática e intuitiva para pagamentos instantâneos.

Popularização da tecnologia

Com a inclusão do PIX na modalidade de pagamento por aproximação, o Banco Central espera ampliar o uso do sistema, que já possui forte adesão no país. De acordo com pesquisas, mais de 60% dos consumidores brasileiros responderam positivamente quando questionados sobre a preferência por pagamentos por aproximação. Entre esses usuários, 78% realizam transações com cartões, enquanto 32% preferem o uso do celular, indicando uma tendência crescente no uso de dispositivos móveis para transações financeiras.

Contudo, a nova possibilidade deve impactar e muito o mundo dos próprios cartões de crédito, débito e similares

PIX: líder no mercado de transações eletrônicas

O PIX, lançado em 2020, rapidamente se consolidou como o método de pagamento mais popular no Brasil, acumulando 160 milhões de cadastros, sendo 145 milhões de pessoas físicas. Em 2023, o sistema movimentou R$ 17,1 trilhões, refletindo a confiança e a frequência com que é utilizado pelos brasileiros. Essa evolução constante mostra que o PIX por aproximação, junto com novas funcionalidades, como o PIX agendado para pagamentos recorrentes, poderá atrair um número ainda maior de usuários e consolidar sua liderança no mercado de pagamentos instantâneos.

The post PIX por “aproximação” deve revolucionar ainda mais o mercado de compras no Brasil appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.