Devemos agir agora, antes que seja tarde demais, diz Guterres sobre crise em Gaza

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pediu novamente que Israel garanta que a ajuda humanitária chegue à Faixa de Gaza e apelou por apoio internacional aos esforços da ONU no território palestino, nesta quarta-feira (20).

“Nada justifica o ato abominável do Hamas em 7 de outubro, e nada justifica a punição coletiva do povo palestino… Devemos agir agora, antes que seja tarde demais”, disse Guterres, falando ao lado da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Bruxelas.

A ofensiva de Israel em Gaza matou mais de 30 mil palestinos, segundo autoridades de saúde de Gaza, e reduziu grande parte da área a escombros. A operação foi lançada em resposta ao ataque do Hamas em 7 de outubro, no qual Israel afirma que 1.200 pessoas foram mortas e mais de 200 foram feitas reféns.

Com a ordem pública em cheque e a polícia preocupada em fornecer segurança por medo de ser alvo dos militares israelenses, a distribuição segura de fornecimentos se tornou cada vez mais difícil de garantir.

Dezenas de palestinos foram mortos no mês passado depois que multidões cercaram um comboio de caminhões de ajuda que entrava no norte de Gaza e tropas israelenses abriram fogo.

Israel destacou que muitas vítimas foram pisoteadas ou atropeladas e que só abriu fogo depois que as suas tropas se sentiram ameaçadas pela multidão que avançava.

source
Fonte : CNN BRASIL

Adicionar aos favoritos o Link permanente.