Mabel, do União, é eleito prefeito de Goiânia


Candidato venceu a disputa contra Fred Rodrigues (PL). Veja trajetória política e profissional do novo prefeito. Sandro Mabel (União) vota no segundo turno das eleições, em Goiás
Wildes Barbosa/O Popular
Mabel (União) foi eleito prefeito de Goiânia. Após a votação do segundo turno realizada neste domingo (27), o candidato venceu a disputa contra Fred Rodrigues (PL). Conheça quem é o empresário que governará Goiânia de 2025 a 2028.
Veja detalhes da apuração em Goiânia
O resultado do 2º turno das eleições para a Prefeitura de Goiânia foi divulgado às 18h22, com 96,09% das urnas apuradas.
Quem é Mabel?
Sandro da Mabel Antônio Scodro nasceu em Ribeirão Preto (SP) em 31 de dezembro de 1958. Ele assumirá a prefeitura da capital aos 66 anos.
Mabel é casado com Cláudia Marques Scodro, com quem tem três filhos. Ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Sandro Mabel declarou ter ensino superior completo em Administração de Empresas.
LEIA TAMBÉM:
TEMPO REAL: Veja detalhes da apuração em Goiânia
APARECIDA DE GOIÂNIA: Leandro Vilela, do MDB, é eleito prefeito de Aparecida de Goiânia
ANÁPOLIS: Márcio Corrêa, do PL, é eleito prefeito de Anápolis
Com um patrimônio declarado ao TRE de R$ 313,4 milhões, Mabel é empresário do setor alimentício. A indústria de bolachas que levava seu nome foi vendida à Pepsico em 2011 por cerca de R$ 700 milhões.
Atualmente, Mabel possui 50% da Gama Sucos e Alimentos (GSA). Fundada em 1984, a empresa tem sede em Aparecida de Goiânia e produz alimentos como sucos em pó, salgadinhos e macarrão.
Ele foi eleito presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) em 2019. Reeleito em 2022, afastou-se da instituição em junho de 2024 para se candidatar à prefeitura. Durante seu mandato, integrou a diretoria da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Carreira política
Mabel iniciou sua carreira política em 1990, quando foi eleito deputado estadual pelo então PMDB. Em 1992, ele concorreu à prefeitura de Goiânia, mas não se elegeu.
O novo prefeito da capital cumpriu quatro mandatos como deputado federal: de 1995 a 1999, pelo PMDB; de 2003 a 2007, pelo PFL; de 2007 a 2011, pelo PL; e de 2011 a 2015, pelo PR.
Na Câmara dos Deputados, Mabel foi autor de projetos de lei que dispõem sobre a implantação de crematórios públicos e a criação de cargos de provimento efetivo e funções comissionadas para o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (Goiânia), entre outros.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias em Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.