Os carros elétricos estão em alta no mercado e, cada vez mais, atraem novos compradores pelo mundo. No entanto, nem tudo são flores neste mercado emergente que ainda necessita de mais investimentos e estrutura.
Aliás, a falta de estrutura para o carregamento dos carros elétricos e a qualidade questionável de alguns veículos vêm sendo alvo de críticas dos proprietários.
Por exemplo, nos Estados Unidos, uma pesquisa recente mostra que 40% dos compradores admitem trocar o carro elétrico por um híbrido ou por outro carro a combustão.
Mas os motoristas que já possuem carros elétricos há mais tempo estão mais flexíveis. Neste caso, 38% deles cogitam trocar por um híbrido, e outros 19% também consideram trocar por um veículo híbrido ou a combustão.
Além disso, a pesquisa apontou uma diferença entre carros populares e os premium no nicho dos elétricos. Isso ocorre porque os carros mais baratos também são os que apresentam menos problemas para os consumidores.
No total, o levantamento ouviu 4.650 pessoas entre os meses de agosto e dezembro de 2023, nos Estados Unidos. A pesquisa aconteceu apenas com proprietários de carros elétricos.
Durante o levantamento feito nos Estados Unidos, os proprietários de carros elétricos também destacaram a falta de locais apropriados para o carregamento das baterias. Esse é um dos motivos que podem levá-los a trocar de veículo no futuro próximo.
Além disso, o alto custo dos próprios carros e a manutenção cara também foram apontados, o que mostra que esse tipo de veículo ainda é voltado para pessoas de maior poder aquisitivo.
Por fim, os organizadores da pesquisa também apontaram que as reclamações aumentam à medida que os carros elétricos crescem no mercado. Por isso, muitas pessoas vêm reclamando, já que os problemas estão surgindo no dia a dia.
Os carros elétricos são considerados uma importante alternativa para redução do aquecimento global. Isso porque eles não emitem gases poluentes.