Olhos nos ingredientes e mão na massa em qualificação profissional do Ceiteq Estrela

Delícias caseiras. Receitas que passam de geração em geração. A ligação de Estrela e região com o mundo das cucas, pães, bolachas e outras guloseimas está enraizada, mas como em todos os ramos necessita ser levada adiante e, quando possível, gerar emprego e renda. Dentro deste propósito, foi aberto nesta quarta-feira (20), em Estrela, o curso “Panificação Caseira”, o segundo do cronograma do Centro Empresarial de Inovação, Tecnologia e Qualificação (Ceiteq), e mais um realizado em parceria em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). São 15 participantes de diversas idades, com experiência e não no ramo, engajados na qualificação que se estenderá até a próxima sexta-feira (22). Já estão abertas as vagas para o primeiro curso de abril: “Segurança na Aplicação de Defensivos NR 31.”

O curso de “Panificação Caseira” é mais um dentro da proposta maior do Governo de Estrela, através do Ceiteq, serviço este oferecido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), que planeja até o fim do ano oferecer gratuitamente diversas oportunidades de qualificações profissionais e pessoais, e assim contribuir para a otimização da mão de obra a fim de atender as demandas de um cada vez mais exigente mercado de trabalho e potencializar a economia local e regional. Em 2023 foram 19 cursos, 27 palestras e três oficinas e sobre as mais diversas áreas de atuação e temas, e que contaram com a participação de 591 pessoas de toda a região, além de um Feirão de Oportunidades de trabalho que reuniu centenas de pessoas.

Oportunidades

Curso Ceiteq panificação – agoranovale-lajeado (4)

Com carga horária de 24 horas, a instrução do “Panificação Caseira” está a cargo de Anides Guaragni Kringes, com vasta experiência profissional na área da panificação e como instrutora – mais de 13 apenas no Senar. “Nossas participantes estão fazendo pães, salgados e doces, cucas rápidas ou com fermentação, ainda lasanhas, canelones, massas caseiras entre outras receitas que desenvolvemos com especiais ingredientes”, destaca Anides.  

Chega de comprar

Francini Ester Hentges tem 23 anos, e mora em Estrela. “Não tenho nenhuma experiência na área. Nunca tinha feito um pão na vida, sempre comprei”, diz, rindo. “Mas resolvi fazer o curso para aprender, até porque agora sou mamãe, tenho duas crianças pequenas, e sempre é uma alternativa, além do mais poder ensiná-las futuramente”, explica. “Para mim está sendo uma ótima experiência. O que mais me chama a atenção são as receitas, mais antigas, aquelas de vovó mesmo, e que hoje geralmente você não vai achar em livros ou sites. Alguns bolos e pães vão sair lá em casa com certeza.”

Curso Ceiteq panificação – agoranovale-lajeado (2)

Sempre é hora de aprender 

Quem também realiza o curso é Gladis Inês Schwarzer, de 66 anos. A professora aposentada mora há 3 anos em Estrela, e quando pode participa das qualificações do Ceiteq e Senar. “Já queria ter feito o curso da panificação outra vez, mas coincidiu com outros cursos. Agora consegui”, comemora ela, que nunca acha tarde para se aprender. “Aqui é diferente pois vai além do ler a receita, como quando fazemos outras coisas. Aqui a gente entende o porquê de cada passo, de cada ingrediente e quantidade, o ponto da massa”, reitera. “Depois é fazer em casa, para amigos, familiares, netos”, garante.

Curso Ceiteq panificação – agoranovale-lajeado (1)

_______________________

Próximo curso

O Ceiteq de Estrela abriu a temporada, no início do mês, com uma proposta mais voltada à qualificação pessoal com o tema “Autoconhecimento e Relacionamento Interpessoal”, em curso realizado em parceria com o Senar e o STR. Agora propõe um caráter mais técnico, com a “panificação caseira”. O terceiro, em abril, também trará uma abordagem mais técnica, mas está voltado bem a outro “campo”: a agricultura, em epecial. O curso “Segurança na Aplicação de Defensivos NR 31” visa qualificar profissionais na área que tem na agricultura o seu grande foco de atuação, mas que pelos cuidados que exige ainda carece de maior oferta de mão de obra qualificada.

O mesmo ocorrerá de 10 a 12 de abril. Inscrições abertas e vagas limitadas. O Ceiteq fica na Rua Pinheiro Machado, nº 343, 2º andar do prédio da Sedis – antigo prédio da Polar –, em um espaço que conta com salas de treinamento, coworking, espaços de interação social e até mesmo um estúdio equipado para gravações de programas, lives ou podcasts. O atendimento ocorre semanalmente de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. Inscrições no local; pelo telefone (3981-1105) e WhatsApp (51 98032-7267).

_____________________________

Agenda

 “Segurança na Aplicação de Defensivos NR 31”

Data: 10, 11 e 12 de abril de 2024

Horário: 8h às 12h – 13h às 17h

Carga Horária: 24hs   

Idade mínima: 18 anos

Instrutor: Felippe Spagnol

Instituição facilitadora: SENAR Estrela

Local: Unifrater – Rua João Pedro Mallmann S/N Distrito de Delfina            

The post Olhos nos ingredientes e mão na massa em qualificação profissional do Ceiteq Estrela appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.