2º turno: Expectativa da Justiça é de 50% dos votos apurados até às 18h de domingo, 27, em Santarém


A grande novidade deste ano está nos dois novos métodos de transmissão das mídias de apuração, que representam os resultados das votações, contribuindo ainda mais para a rapidez e eficiência do processo. TRE do Pará realizou simulado de transmissão para o 2º Turno das Eleições 2024 em Santarém
TV Tapajós/Reprodução
A expectativa do Fórum Eleitoral para o segundo turno das eleições em Santarém, oeste do Pará, é que a apuração das urnas seja concluída até às 19h, com 100% das urnas apuradas. Isso será possível graças às tecnologias avançadas que serão utilizadas, as quais agilizarão o processo de apuração. A estimativa é que, a partir das 18h, cerca de 50% das urnas já estejam apuradas.
A grande novidade deste ano está nos dois novos métodos de transmissão das mídias de apuração, que representam os resultados das votações, contribuindo ainda mais para a rapidez e eficiência do processo.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A Justiça Eleitoral está utilizando dois sistemas: o primeiro, via satélite, conhecido como bigans, que opera com notebooks, e o segundo, um sistema chamado Jteconect, criado no Pará, que funciona com qualquer tipo de internet disponível. Este último sistema utiliza dois pendrives, sendo um deles equipado com uma camada de segurança para garantir que as informações transmitidas não sejam desviadas ou corrompidas.
“Teremos mais de 30 técnicos trabalhando na transmissão dos dados”, destacou Roberto Costa.
A expectativa é que, se tudo correr conforme o planejado, com a eleição se encerrando às 17h, por volta das 18h já seja possível ter 50% dos resultados apurados, oferecendo à população de Santarém um panorama mais claro sobre o novo prefeito eleito.
Essa inovação tecnológica tem como objetivo acelerar o processo de contagem e garantir mais segurança aos dados, assegurando que o resultado seja transparente e preciso. Além disso, o uso de ferramentas desenvolvidas localmente, como o Jteconect, destaca o protagonismo do Pará em soluções tecnológicas aplicadas à Justiça Eleitoral.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.