Pela segunda vez, Pesquisa Humanizadas reconhece a Irani como rating A

Pela segunda vez, Pesquisa Humanizadas reconhece a Irani como rating A

Resultado revela a companhia como uma
das empresas de alto nível de qualidade nas relações com seus múltiplos
stakeholders

 

Pela segunda vez, a Irani, uma das principais
indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, foi reconhecida pela
Pesquisa Humanizadas como uma das empresas de alto nível de qualidade nas
relações com seus múltiplos stakeholders. Em 2023, mais de 1 mil pessoas
participaram diretamente da avaliação, resultando na conquista do índice A, que
representa um estágio de maturidade acima do mercado, com relações saudáveis e
o aprimoramento constante da geração de valor aos públicos de relacionamento da
companhia.

 

O levantamento foi realizado pela Humanizadas,
startup de ciência e tecnologia que tem como objetivo impulsionar a
sustentabilidade e performance nos negócios. As organizações avaliadas são
classificadas em ratings com 11 níveis evolutivos – AAA, AA, A, BBB, BB, B,
CCC, CC, C, D e E), sendo o primeiro mais desenvolvido e o último menos
desenvolvido.

 

Para a Irani, de acordo com o diretor de
Pessoas, Estratégia e Gestão, Fabiano Alves de Oliveira, esse reconhecimento é
importante porque a pesquisa indica a percepção de diversos públicos com os
quais a empresa se relaciona e a qualidade dessas relações. “O
levantamento contribui diretamente para identificarmos o nível da nossa gestão,
a nossa cultura organizacional e a reputação da nossa marca”, ressalta
Fabiano.

 

O executivo destaca ainda que a classificação
no rating A é reflexo das ações desenvolvidas pela Irani, como a execução do
plano estratégico do ciclo 2021-2030, o avanço nos compromissos ESG, o ciclo de
investimentos no desenvolvimento de pessoas e na modernização e expansão dos
negócios da Plataforma Gaia, além dos impactos positivos nas comunidades do
entorno

 

A metodologia de avaliação da Humanizadas
utiliza quatro diferentes fontes de dados que são analisados:

 

1 – Percepção dos stakeholders: opiniões,
atitudes e sentimentos que as pessoas possuem sobre a organização e são
transformados em indicadores (ex.: índice de bem-estar).

 

2 – Indicadores ESG: métricas que revelam o
desempenho da organização em critérios quantificáveis (ex.: volume de emissões
de gases de efeito estufa).

 

3 – Práticas ESG: ações e políticas adotadas
pela organização (ex.: políticas de governança e consulta aos stakeholders).

 

4 – Análise de dados públicos: indicadores
auditados pela Humanizadas sobre os impactos da organização nos últimos 10 anos
(ex.: flags de risco e impacto).

 

“A classificação da Irani no rating da
Humanizadas reflete o seu compromisso constante em desenvolver e cultivar
relações saudáveis, buscando gerar valor compartilhado para todos os seus
stakeholders. A Irani se destaca através da excelência nas práticas de gestão e
no avanço dos compromissos ESG. É uma honra reconhecer uma empresa que mostra
que é possível o desenvolvimento sustentável aliado ao crescimento econômico,
destaca Cássia Messias, co-CEO da Humanizadas.

 

Sobre a Irani

 

Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é
hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada
desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do
país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, além
de resinas naturais de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de
produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas
práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e
utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem
Bonita (SC), Santa Luzia (MG), Indaiatuba (SP) e Balneário Pinhal (RS), além de
responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com
escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.300
colaboradores.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.