São Leopoldo Mandic lança Programa de Internacionalização


Programa oferece oportunidades de enriquecimento na formação de alunos e professores, nos cursos de graduação e pós-graduação em Medicina e Odontologia
Crédito: Divulgação
Reconhecida pela inovação curricular, a Faculdade São Leopoldo traz mais uma novidade no cenário educacional ao lançar o Programa de Internacionalização, que faz parte de um processo de transformação organizacional, capacitação pessoal e promoção da mobilidade estudantil, visando alcançar a excelência no ensino e na pesquisa, além de preparar os estudantes para atuação em um contexto global.
Dentre as estratégias de Internacionalização, existe o chamado Programa de Mobilidade Acadêmica. Este programa oferece a alunos e professores a oportunidade de expandir seus conhecimentos em instituições que possuem cursos na área de Medicina e Odontologia, além de abrir portas para estudantes estrangeiros, que poderão também realizar intercâmbio nas unidades da Mandic.
Atualmente, nas turmas de Medicina, o programa já conta com quatro alunos que irão para Portugal, sendo dois para Lisboa e dois para Coimbra, onde estudarão nas universidades locais durante um mês, especialmente em áreas práticas de estágios hospitalares. Outros quatro alunos irão para Harvard, sendo dois também pelo período de um mês, para um programa de estágio eletivo (nas férias do internato). Outros dois ficarão pelo período de um ano na Universidade dos Estados Unidos e retornarão para se formarem no Brasil.
O inverso também acontece. A instituição já recebeu uma aluna de Portugal (vinda da Universidade de Coimbra), 6º ano de Medicina, que veio fazer os campos de estágios eletivos na Mandic. Ela está na unidade Araras e depois seguirá para as unidades de Limeira e Campinas. O objetivo é expandir o intercâmbio. A São Leopoldo Mandic conta atualmente com 11 convênios firmados com instituições de ensino e pesquisa nos Estados Unidos, Índia, Indonésia, Itália e Portugal. Também está sendo fechado um convênio com a Universidade do Sul da Flórida e CAMLS.
“Nosso foco é enriquecer a diversificação na formação acadêmica com a exposição a métodos de ensino inovadores e diferentes abordagens. Com isso nós promovemos a troca de saberes e boas práticas entre instituições de ensino de Medicina e Odontologia ao redor do mundo”, afirma a Coordenadora do Programa de Internacionalização, Professora Doutora Elizabeth Ferreira Martinez.
O programa que, além de mobilidade acadêmica, oferece palestras internacionais abertas e promoção do idioma inglês, já está em andamento.
“A mobilidade acadêmica é um componente importante nas atividades de extensão, integrando-se ao processo educacional baseado no tripé ensino-pesquisa-extensão. Essa integração é inseparável e não hierarquizada, funcionando de maneira dinâmica e promovendo resultados potencializados”, completa a professora.
Free Movers
Oportunidades de mobilidade acadêmica em IES que não possuem convênio com o grupo São Leopoldo Mandic também são possíveis, sendo avaliadas individualmente pela Instituição. Alunos e docentes interessados devem entrar em contato diretamente com a universidade de interesse, informando seu status na Faculdade São Leopoldo Mandic, e solicitando os procedimentos e documentos necessários para candidatura.
Inscrições
As inscrições de docentes e discentes para o programa são realizadas conforme a demanda de vagas. Importante sempre consultar a área de mobilidade acadêmica internacional para verificar o prazo de inscrição. As vagas do projeto são para as seguintes modalidades:
Programas de Pesquisa Internacional; Intercâmbio Acadêmico Tradicional; Estágios Clínicos Internacionais; Programas de Voluntariado; e Cursos e Workshops.
Para mais informações sobre o programa de Mobilidade Acadêmica acesse o regulamento no site
Adicionar aos favoritos o Link permanente.