Perda gestacional: Grupo Solitário promove ações para ajudar mães enlutadas em Petrolina


As reuniões acontecem de forma remota. Para participar dos encontros, basta acessar um link disponível na rede social do projeto. A perda gestacional acontece por gestação que não evolui; que evolui e parou; aborto; óbito embrionário ou óbito fetal.
Foto: Divulgação
Outubro foi instituído como mês da sensibilização para as perdas gestacional, neonatal e infantil. A campanha ‘Outubro Azul e Rosa’ tem por objetivo impulsionar a humanização do atendimento às pessoas nos serviços de saúde e, principalmente, orientar as famílias enlutadas da forma mais adequada. Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o grupo Grito Solitário promove ações para ajudar mães que passaram por esse tipo de luto.
A assistente social, Simone Moraes, fundou o projeto quando ela perdeu a filha, com 38 semanas de gestação.
“Fundei o projeto em Petrolina, junto a outras mães; hoje o grupo tem rodas de acolhimento quinzenais de forma remota, via meet. Atuo na promoção da humanização nas maternidades e hospitais públicos e privados, na formação de profissionais, faculdade, curso técnico e profissionais que estão atuando”, disse.
Atualmente cerca de 15 a 20 pessoas participam das reuniões, que acontecem de forma remota. Para participar dos encontros, basta acessar este link. Outras informações podem ser adquiridas através da rede social do projeto.
Grupos de apoio como este são importantes para ajudar mulheres em processo de luto, que enfrentam uma dor, muitas vezes solitária. Falar com pessoas que tiveram experiências semelhantes é uma forma de expressar sentimentos e receber apoio durante esse processo.
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE
Adicionar aos favoritos o Link permanente.