Tribunal Regional do Trabalho vai intimar Município para fazer parte da ação sobre transporte coletivo de Blumenau

Durante a audiência Seção Especializada 1, nesta terça-feira (19), em Florianópolis, sobre o dissídio de greve envolvendo a Blumob (Concessionária de Transporte Urbano de Blumenau) com o Sindicato dos Empregados das Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau (Sindetranscol), o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SC), Roberto Basilone Leite, relator do processo que discute melhorias nas condições de trabalho para motoristas e cobradores de ônibus de Blumenau, decidiu intimar o Município para fazer parte da ação. 

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

O objetivo é contar com o apoio do Município de Blumenau nas futuras discussões a fim de buscar uma solução consensual para o conflito. O despacho do relator atendeu ao pedido inicial da empresa e teve aval do sindicato, que chegou a paralisar o serviço de transporte coletivo por 24 horas na cidade, no dia 12 de março. 

Segurança 

A audiência tratou de demandas críticas dos trabalhadores, como a contratação de vigilantes nos terminais para melhorar a segurança e a criação de espaços adequados para repouso e alimentação.

A questão da segurança foi particularmente enfatizada. A empresa apresentou uma contraproposta para a duplicação do número de câmeras nos terminais, passando de 32 para 64, ao invés de contratar vigilantes. Além disso, houve o compromisso de fixá-las também dentro dos ônibus – segundo ela, as câmeras já foram adquiridas, com previsão de instalação no próximo mês.

Também foi sugerida a instalação de “botões de pânico” nos veículos, que poderiam ser utilizados em situações de emergência para garantir uma resposta mais rápida e eficaz do poder público. 

Outras reivindicações do sindicato incluíram a reintegração de um diretor sindical e a não dedução dos salários dos funcionários pela participação na paralisação do último dia 12 de março. 

Repouso e alimentação

Também foi requerida a melhoria e a ampliação dos locais para repouso, alimentação e banheiros nos terminais de ônibus, com a sugestão de visitas técnicas conjuntas para elaboração dos projetos, envolvendo acadêmicos, representantes do sindicato, da empresa e da prefeitura.

As negociações vão continuar sem um prazo fixo para novas contribuições, permitindo que as partes apresentem mais informações e sugestões até a próxima audiência, que  será agendada após a prefeitura responder à intimação. Enquanto isso, a greve continua suspensa.

Participaram da audiência presencialmente, pelo sindicato, o advogado Léo Bittencourt e o assessor sindical Ricardo Freitas. O advogado Victor Marcondes de Albuquerque Lima, da Blumob, e a procuradora do trabalho Cristiane Kraemer Gehlen atuaram a distância, por videoconferência. 

Leia mais notícias de Blumenau e região:

Boi é resgatado com diversos ferimentos em SC; suspeita é que ele era usado para Farra do Boi

Gaspar inicia estudos para construção de uma terceira ponte no município

Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra suspeito de armazenar conteúdos de pornografia infantil

O post Tribunal Regional do Trabalho vai intimar Município para fazer parte da ação sobre transporte coletivo de Blumenau apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.