“Violino do Diabo”: Tocadores de Teufelsgeige animam o público na Oktoberfest Blumenau

O Boulevard da 39ª Oktoberfest Blumenau foi animado pelos tocadores de Teufelsgeige, o famoso “violino do diabo”, neste domingo (20).

Com uma origem que remonta ao século XVII, esse instrumento de percussão e ritmo é feito de uma vara de madeira e pode carregar de uma a três cordas, variando de artista para artista.

Célio Emílio Krieger, que toca o Teufelsgeige desde 1991, compartilhou um pouco da história do instrumento, que surgiu como uma forma de espantar maus espíritos. “Os lenhadores, ao buscar lenha, ficavam em barracas durante a neve e, sem poder sair, criavam o instrumento com latas de conserva e arame, colocando-o em um pedaço de pau”, explicou Krieger.

✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp

Uma das características marcantes do Teufelsgeige é que cada percussionista confecciona seu próprio instrumento, tornando cada peça única.

Daniel Hostin chamou a atenção com seu Teufelsgeige decorado com uma caveira e um pandeiro meia lua no topo. “O objetivo é fazer barulho; quanto mais barulho, melhor. A caveira é para espantar os maus espíritos, que era o objetivo original ao tocar o Teufelsgeige”, comentou.

A Oktoberfest Blumenau segue até o dia 27 de outubro.

Leia mais

Aeroporto Salgado Filho é reaberto nesta segunda-feira após mais de cinco meses sem voos comerciais

Funcionário de obra de duplicação da BR-470 é atropelado e morre em Indaial

O post “Violino do Diabo”: Tocadores de Teufelsgeige animam o público na Oktoberfest Blumenau apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.