100 anos sem Hercílio Luz: conheça a casa de campo que foi seu refúgio por muito tempo

Neste domingo (20), faz 100 anos que um dos políticos mais importantes para a história de Santa Catarina faleceu. Hercílio Luz, que governou o Estado três vezes, deixou obras notáveis no cenário catarinense. Entre as suas aquisições, está admirável Casa de Campo em Rancho Queimado, que atualmente é museu.

 Casa de Campo do Governador Hercílio Luz

Entrada da Casa de Campo do Hercílio Luz em Rancho Queimado – Foto: Leandra da Luz/ND

Casa de Campo do Governador Hercílio Luz

A residência de campo do Governador Hercílio Luz, localizada na Rua Romanos Goedert (Taquaras, Rancho Queimado), na Microrregião da Grande Florianópolis, fica a 70 km da Capital.

Em entrevista ao ND Mais, o historiador Rodrigo Rosa, da Fundação Catarinense de Cultura, contou que Hercílio Luz comprou o imóvel em 1911 do filho de um imigrante, que era bem menor do que o seu tamanho atual.

“A casa é uma aquisição, ela já existia e foi adquirida pelo Hercílio Luz e foi ampliada para poder receber visitantes e a família dele, que era numerosa”, diz Rosa.

Objetos da Casa de Campo do Governador Hercílio Luz

A casa era utilizada para lazer – Foto: Leandra da Luz/ND

A casa inicialmente era para ser apenas uma residência de lazer, devido aos problemas de saúde do Hercílio que o acompanharam até a sua morte. Segundo o historiador, era comum nessa época, por volta de 1910, entender que os climas de altitude, perto da natureza, eram mais saudáveis.

Mas ao poucos “a casa vira esse lugar de negociatas políticas, da casa do governador”, diz Rodrigo Rosa. Acredita-se que muitas reuniões importantes tenham acontecido nessa residência.

Entretanto, após a morte do Hercílio Luz, como ele tinha muitos herdeiros, boa parte de seus bens foram desfeitos. Em 1925, a casa foi vendida e com o passar dos anos ela foi abandonada.

“A casa do Hercílio Luz ainda estava lá, mas estava abandonada. As vacas dormiam dentro. O estado de conservação estava muito ruim. O telhado, a pintura, o madeiramento, os beirais, tinha muita coisa muito mal preservada mesmo”, relata Rodrigo Rosa.

Confira o estado da casa na época:

Casa foi tomada pela vegetação - Arquivo/FCC

1
10

Casa foi tomada pela vegetação – Arquivo/FCC

Janelas estavam quebradas e vegetação invadia o interior da casa - Arquivo/FCC

2
10

Janelas estavam quebradas e vegetação invadia o interior da casa – Arquivo/FCC

Animais estavam dormindo dentro da Casa de Campo - Arquivo/FCC

3
10

Animais estavam dormindo dentro da Casa de Campo – Arquivo/FCC

Arquivo dos anos 80 relatando que a casa estava abandonada e em péssimas condições - Arquivo/FCC

4
10

Arquivo dos anos 80 relatando que a casa estava abandonada e em péssimas condições – Arquivo/FCC

Casa de Campo ficou abandonada por um longo período de tempo - Arquivo/FCC

5
10

Casa de Campo ficou abandonada por um longo período de tempo – Arquivo/FCC

Casa estava abandonada e animais invadiam a residência - Arquivo/FCC

6
10

Casa estava abandonada e animais invadiam a residência – Arquivo/FCC

Imagem da lateral da Casa de Campo do Hercílio Luz  - Arquivo/FCC

7
10

Imagem da lateral da Casa de Campo do Hercílio Luz – Arquivo/FCC

A casa começa a ser reformada em 1985 - Arquivo/FCC

8
10

A casa começa a ser reformada em 1985 – Arquivo/FCC

Imagem de quando a casa começa a ser reformada em 1985 - Arquivo/FCC

9
10

Imagem de quando a casa começa a ser reformada em 1985 – Arquivo/FCC

Casa de Campo do Hercílio Luz em 1990 em cena de filme de Zeca Pires - Revista Cultura

10
10

Casa de Campo do Hercílio Luz em 1990 em cena de filme de Zeca Pires – Revista Cultura

O atual conjunto composto de casa e chácara foi adquirido pelo executivo estadual em 25 de fevereiro de 1985 e tombado pelo decreto nº 25.880. “O processo de restauro foi cuidadoso. Claro, teve que se botar o assoalho, trocar vidros e tirar aquelas plantas que subiam na parede, mas mantiveram-se as características originais”, diz Rodrigo Rosa.

A Casa de Campo do Hercílio Luz tem uma relevância pela sua estética e história política em Santa Catarina. Durante muito tempo, chamou-se o distrito de Taquaras em Rancho Queimado como “aquela cidade que tem a casa do Hercílio Luz”.

“É um estilo arquitetônico de imigração, é raro. A gente sempre pensa no Enxaimel, mas uma casa como essa nós não temos, é muito raro!”, relata o historiador.

“Todos os detalhes da casa, isso tudo foi preservado e foi recuperado. Então, foi um trabalho louvável de preservação”, ressalta Rodrigo Rosa.

Veja como é o Museu Casa de Campo do Governador Hercílio Luz atualmente:


Imagens da Casa de Campo atualmente – Vídeo: Leandra da Luz/ND

A Casa de Campo do Governador Hercílio Luz é aberta para visitação de terça a sexta-feira, das 13h às 18h; sábado e domingo, das 10h às 17h. Não é preciso fazer nenhum requisito padrão e não há a necessidade de agendamento prévio.

Quem foi Hercílio Luz?

Hercílio Pedro da Luz, importante engenheiro e político de Santa Catarina, nasceu no dia 29 de maio de 1860 em Desterro (antigo nome da atual cidade de Florianópolis). O ex-governador de Santa Catarina já possuía um repleto histórico de políticos na família quando resolveu também entrar para a política.

Hercílio Luz

Hercílio foi eleito Governador de Santa Catarina três vezes – Foto: Governo de Santa Catarina/Viva a Ponte

Hercílio se casou duas vezes e construiu uma grande família com 19 filhos e muitos netos. Com Etelvina Cesarina Ferreira da Luz, ele teve 14 filhos. Mas após o falecimento de sua esposa, ele casa com Corália dos Reis Ferreira, irmã mais nova de Etelvina, com quem teve mais 5 filhos.

Segundo o Portal Memória Política de Santa Catarina, Hercílio fez os primeiros estudos em Florianópolis e os preparatórios no Rio de Janeiro, na época Capital do Império, onde ingressou na Escola Politécnica.

Hercílio estudou na Bélgica, mas há divergências quanto ao curso de graduação, podendo ser Engenharia de Artes e Manufaturas, Agronomia ou Ciências Agronômicas.

Quando voltou ao Brasil, assumiu a função de Juiz Comissário de Terras em Lages, entre 1885 e 1886. Mas, logo foi nomeado Engenheiro de Obras Públicas da Província de Santa Catarina. Ele exerceu a função até 1991, quando assumiu a chefia da Comissão de Terras de Blumenau/SC.

Ponte Hercílio Luz em Florianópolis

Ponte Hercílio Luz em Florianópolis, uma das obras mais icônicas de Santa Catarina  – Foto: Getty Images/iStockphoto/ND

Hercílio foi eleito governador de Santa Catarina três vezes, sete vezes senador e uma vez deputado. Durante o seu último mandato como governador ele faleceu no dia 20 de outubro de 1924 e não pôde presenciar a inauguração da ponte que iria se chamar Ponte da Independência, mas devido ao seu falecimento, mais tarde, recebeu seu nome.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.