Blumenau confirmou a primeira morte por dengue na cidade, um homem, de 77 anos, com comorbidades. A informação consta no relatório da dengue divulgado pela Secretaria de Saúde nesta segunda-feira (18). No início do mês, o município decretou situação de emergência por causa do avanço da doença.
Desde o último boletim, divulgado na última quarta-feira (13), Blumenau registrou 253 novos focos e 1.155 casos da doença. O total acumulado desde a primeira semana de 2024 é de 1.422 focos do mosquito e 6.736 casos prováveis. Destes, 4.946 estão em investigação e 1.790 foram confirmados. Oito pessoas estão internadas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 11 em enfermaria.
Fumacê contra a dengue acontece no Progresso
O próximo fumacê acontece no bairro Progresso nesta terça-feira (19). O objetivo é controlar a ação dos mosquitos, especialmente o Aedes aegypti, transmissor da dengue, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), utiliza diferentes estratégias, entre elas, o fumacê.
A pulverização ficará concentrada na Rua Emílio Tallmann e transversais, nas proximidades da Atemaq Assistência.
Clique aqui para seguir o canal de notícias do Portal Alexandre José no WhatsApp
Novas medidas para conter a dengue:
Pontos de hidratação
Como forma de ampliar o atendimento para pacientes com a doença foi estruturado e ampliado mais de 500 pontos de hidratação nas unidades de saúde. O caminho para acesso é sempre o posto de saúde de referência do usuário.
Central de Monitoramento
Assim como no período da pandemia de Covid, a Prefeitura de Blumenau acionou uma Central de Monitoramento com 12 profissionais preparados para atender os casos prováveis de dengue do município e acompanhar a evolução na cura da doença. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com o objetivo de detecção precoce de sinais de sintomas de alerta ou gravidade, e, também, para acompanhar o hemograma de controle. A Central fica na Escola Técnica do SUS (ETSUS) e o atendimento acontece de forma ativa pelo telefone. Vale lembrar que a equipe vai priorizar os casos com comorbidades associadas e o paciente só ganhará a alta da Central depois da avaliação médica.
Centro de atendimento dengue
Para garantir atendimento a todos os pacientes e auxiliar no acolhimento das unidades de saúde e como espaço de retaguarda para os hospitais foi criado um Centro de atendimento focado em dengue no Campus 3, da Furb, que fica na Rua São Paulo, 2.171. A equipe multiprofissional de 20 pessoas é composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que atenderão a população com sintomas de dengue, em formato de porta aberta, das 7h às 19h, sete dias por semana, incluindo feriados. Este horário inicial passará por avaliação e, conforme a população busque pelo espaço, o expediente poderá ser alterado.
Denúncia
A população também pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito, entrando em contato com o Programa de Combate à Dengue, por meio do OuvidorSUS no telefone 156 (opção 4) ou pelo telefone 3381-7770. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Leia mais notícias de Blumenau e região:
FIMI de Indaial traz na programação shows nacionais com Maiara e Maraisa e Gustavo Mioto; confira
Linha 302 do transporte coletivo de Blumenau segue com alterações por conta de obra; entenda
Moradores reclamam de demora em atendimento no AGF do Garcia de Blumenau
O post Blumenau confirma primeira morte por dengue apareceu primeiro em PORTAL ALEXANDRE JOSÉ – Notícias de Blumenau.