Oposição protocola pedidos de CPIs na Câmara de Campina Grande

Maioria na Câmara de Vereadores, a oposição protocolou ontem dois pedidos de abertura de CPIs em Campina Grande. Uma delas deverá ter como foco o Programa Saúde de Verdade, implementado pela gestão municipal. A outra os empréstimos feitos pela prefeitura para execução de obras na cidade.

O grupo conseguiu reunir 13 assinaturas e os pedidos serão encaminhados ao presidente da Câmara, Marinaldo Cardoso (Republicanos) – aliado do prefeito Bruno Cunha Lima (UB).

A perspectiva é de que a oposição consiga ser maioria nas comissões. Elas serão compostas por 5 membros cada uma. 

Ao Blog o vereador Anderson Almeida, que integra o bloco de oposição, afirmou que o Regimento da Casa não permite o indeferimento dos pedidos por parte da Presidência. Segundo ele, a Mesa Diretora deverá convocar o Colégio de Líderes para decidir sobre a escolha dos membros.

Na Assembleia Legislativa a sistemática é outra. Lá o presidente Adriano Galdino (Republicanos) precisa deferir ou inderefir esse tipo de pedido para que ele tenha prosseguimento. No caso da CPI do Padre Zé, por exemplo, a oposição conseguiu as assinaturas suficientes, mas ainda aguarda um posicionamento da Mesa Diretora.

Em caso de indeferimento, na Assembleia, é possível recorrer ao Plenário.

Outro lado

Ao Blog, o chefe de gabinete da prefeitura de Campina Grande, Marcos Alfredo, informou que a gestão recebe com naturalidade os pedidos apresentados pela oposição. Ele ressaltou que, com maioria, o grupo busca as comissões como forma de potencializar o debate eleitoral.

Hoje pela manhã o prefeito Bruno Cunha Lima e os secretários da Saúde e de Finanças se reuniram para discutir o tema.

source
Fonte: Jornal da Paraíba

Adicionar aos favoritos o Link permanente.