Diversas cidades gaúchas devem ter granizo nesta segunda

A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para o risco elevado de granizo em várias regiões do Rio Grande do Sul ao longo desta segunda-feira (23). A previsão é de que o fenômeno ocorra principalmente durante a tarde e noite, devido à formação de uma frente quente que trará instabilidade para o estado e o Uruguai.

O risco é considerado alto porque uma frente quente está se formando no Oeste e no Sul do estado, trazendo chuva forte, raios e granizo de variados tamanhos. A instabilidade poderá alcançar também áreas do Centro e Leste do Rio Grande do Sul, afetando regiões como a Grande Porto Alegre, a Serra e o Litoral Norte. Já no Noroeste e no Norte, o tempo deve permanecer firme, com sol, nuvens e a presença de fumaça de queimadas, além de temperaturas que podem ultrapassar os 35°C.

As frentes quentes são conhecidas por provocar muitos raios e uma alta probabilidade de granizo, enquanto vendavais isolados também podem ocorrer, mas são menos comuns. Em algumas áreas, o granizo será de pequeno diâmetro, mas há potencial para quedas de granizo maiores em regiões isoladas, com risco de danos a estruturas, devido às altas temperaturas em níveis mais elevados da atmosfera.

No domingo (22), o fenômeno já foi registrado em várias cidades do Sul e do Leste do estado, como Morro Redondo, Rio Grande e Gravataí. A previsão indica que o Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul continuam sendo as áreas com maior risco de novos episódios de granizo, mas o fenômeno pode se expandir para outras localidades, incluindo a região da Lagoa dos Patos, parte dos vales e a Serra.

Os modelos meteorológicos sugerem que a instabilidade será intensa, com temperaturas elevadas em altitudes de 1500 metros, o que favorece a formação de granizo de médio a grande porte.

Fonte: MetSul Meteorologia.

The post Diversas cidades gaúchas devem ter granizo nesta segunda appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.