Confirmado o primeiro caso autóctone de Dengue em Joaçaba

A Secretaria de Saúde de Joaçaba confirmou nesta terça-feira (12) o primeiro caso autóctone de dengue no município. O paciente, um homem com mais de 40 anos e residente do bairro Frei Bruno, não apresentou histórico de viagens para outras localidades, o que indica que a contaminação ocorreu dentro do município (autóctone).

O paciente não precisou ser internado e recebeu apenas atendimento ambulatorial. Sua condição de saúde está estável e ele está sendo acompanhado de perto pela equipe do Estratégia de Saúde da Família (ESF). Agentes de saúde estão empenhados em uma investigação ambiental para eliminar possíveis focos do mosquito transmissor, evitando assim novas infecções.

É importante ressaltar que o período de vida do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, é de aproximadamente 40 dias. Recomenda-se à população o uso de repelentes como medida preventiva e adote as medidas preventivas, evitando eliminar locais que acumular água.

Além do caso confirmado, dois outros casos suspeitos estão sob investigação pela Secretaria de Saúde, aguardando resultados de exames.

A Secretaria de Saúde reforça a importância da conscientização e colaboração de todos os cidadãos no combate ao mosquito Aedes aegypti, a fim de evitar a propagação da dengue em nossa cidade.
A Dengue é uma doença febril causada por vírus, caracterizada principalmente por febre alta de início rápido. Os sintomas normalmente duram até sete dias. A principal forma de transmissão é pela picada da fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti. (Rádio Catarinense)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.