Municípios silenciosos: 53 cidades paraibanas não notificam casos de arboviroses, aponta boletim

Siga Nosso Instagram @saobentoemfoco

7 mar 2024 – Notícias

Nova vacina contra a dengue começará a ser aplicada por hospitais particulares — Foto: Divulgação

Um novo Boletim Epidemiológico, divulgado nesta quinta-feira (7) pela Secretaria de Saúde da Paraíba, revela uma situação preocupante em relação à notificação de casos de dengue, chikungunya e zika no estado. Segundo o relatório, 53 dos 223 municípios não registraram casos prováveis dessas arboviroses, sendo classificados como “municípios silenciosos”. O governo estadual alerta para uma possível subnotificação dessas doenças.

No atual boletim, foram contabilizados 2.701 casos prováveis de arboviroses, sendo 2.419 de dengue, 266 de chikungunya e 16 de zika. Em comparação com o boletim anterior, divulgado em 31 de janeiro, que registrava 285 casos, a diferença é significativa. Contudo, naquele momento, 80,26% dos municípios não forneceram dados, evidenciando uma subnotificação.

A Paraíba apresenta três óbitos confirmados por dengue e um por chikungunya, com três óbitos ainda em investigação. A técnica das arboviroses da SES, Carla Jaciara, destaca a importância de notificar casos suspeitos e reforça a necessidade de a população procurar atendimento ao sentir sintomas dessas doenças.

O governo, por meio da Secretaria de Saúde, está em diálogo constante com os municípios, promovendo capacitações e intensificando a prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. A Sala de Situação Estadual das Arboviroses foi criada em fevereiro para coordenar e monitorar as ações de combate ao mosquito. Além disso, 37.040 doses da vacina contra dengue foram distribuídas, com 14,78% da população-alvo já vacinada.

Carla Jaciara faz um alerta à população para buscar atendimento ao apresentar sintomas e destaca que os focos do mosquito são encontrados principalmente dentro das residências. A Secretaria de Saúde reforça a importância de a população colaborar, realizando ações preventivas como a verificação de possíveis criadouros do mosquito.

O Povo PB

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

source
Fonte ; O PovoPB

Adicionar aos favoritos o Link permanente.