Chefe da ONU diz que Rússia deve manter sanções contra a Coreia do Norte

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse nesta sexta-feira (21) que a Rússia deve obedecer às sanções da ONU contra a Coreia do Norte depois que os dois países assinaram um acordo que incluiu uma promessa de defesa mútua.

“Há sanções aprovadas pelo Conselho de Segurança em relação à Coreia do Norte”, disse ele a repórteres. “Qualquer relação que qualquer país tenha com Pyongyang, incluindo Moscou, deve respeitar inteiramente essas sanções.”

Preocupação do Ocidente

Durante sua visita à Coreia do Norte, Vladimir Putin e Kim Jong Un assinaram o novo acordo de parceria estratégica que tem como pano de fundo a guerra opressiva de Putin contra a Ucrânia, é o acordo mais significativo assinado pela Rússia e pela Coreia do Norte em décadas e é visto como uma espécie de renascimento da promessa de defesa mútua da era da Guerra Fria de 1961. Também consolida a poderosa ligação do regime de Kim com uma potência mundial que exerce poder de veto no Conselho de Segurança da ONU.

O pacto de defesa assinado entre a Rússia e a Coreia do Norte é motivo de preocupação para os Estados Unidos, mas não é nenhuma surpresa, disse a Casa Branca.

Ainda assim, o porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, pontuou a repórteres que o acordo é um sinal do desespero da Rússia, pois isso sinalizaria que o país precisa de assistência estrangeira em sua guerra contra a Ucrânia.

source
Fonte : CNN BRASIL

Adicionar aos favoritos o Link permanente.