Missão de direitos humanos da ONU lamenta ataques russos mortais na Ucrânia

 

De acordo com a missão da ONU, o ataque noturno de sábado para domingo — um dos maiores do tipo desde a invasão em larga escala da Rússia em fevereiro de 2022 — resultou em vítimas civis e danos a casas e infraestrutura em 10 regiões da Ucrânia, incluindo a capital, Kiev.

Pelo menos três crianças estavam entre os mortos e nove crianças ficaram feridas. A missão está atualmente trabalhando para verificar a extensão total das vítimas e o impacto mais amplo do ataque.

“Com pelo menos 78 pessoas mortas ou feridas em todo o país, o ataque da noite passada demonstra tragicamente o risco mortal persistente para civis do uso de armas poderosas em áreas urbanas, incluindo aquelas distantes da linha de frente”, disse Danielle Bell, chefe da HRMMU, em um comunicado à imprensa no domingo.

“É mais um acréscimo ao impressionante número de vítimas que esta guerra continua a infligir aos civis, com mais famílias em todo o país agora lamentando suas perdas.”

Nenhum lugar é seguro

Matthias Schmale, Coordenador Humanitário da ONU para a Ucrânia, também expressou profunda preocupação com o sofrimento dos civis.

“Estou horrorizado que mais uma vez civis — entre eles crianças — tenham sido mortos nos ataques massivos da noite passada”, disse ele em uma declaração publicada na plataforma de mídia social X.

Em toda a Ucrânia, nenhum lugar é seguro. Casas e infraestrutura civil foram atingidas. Agradecemos às ONGs humanitárias e aos serviços estatais que estão prestando apoio imediato às pessoas afetadas. Civis jamais devem ser um alvo.

Uso de armas de longo alcance

Autoridades ucranianas relataram que as forças armadas russas lançaram pelo menos 367 mísseis e munições flutuantes durante a noite, em um ataque coordenado com sistemas aéreos, marítimos e terrestres.

O ataque ocorreu após um ataque semelhante na noite anterior, que teve como alvo principal a região de Kiev.

A HRMMU observou que o uso de armas de longo alcance em áreas urbanas foi um dos principais causadores de mortes de civis em março e abril. Embora o número de vítimas em maio tenha sido um pouco menor do que em abril, antes do último ataque, o número de vítimas dos ataques deste fim de semana aumentará os números mensais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 
 

Contato: [email protected]
Aviso de Privacidade