Acompanhe a Rádio Piranhas FM
Pelo Radiosnet
https://www.radios.com.br/aovivo/radio-piranhas-fm/52156
Em pronunciamento nesta quarta-feira (14), o senador Paulo Paim (PT-RS) prestou homenagem ao ex-presidente do Uruguai, José Alberto Mujica Cordano, que morreu na terça (13), aos 89 anos. No Plenário, o parlamentar exaltou o legado do líder uruguaio, a quem classificou como símbolo da simplicidade, da justiça social e da democracia na América Latina.
— Gracias por tua vida, Mujica (…). Gracias, Mujica, por trazer humanidade nos teus ensinamentos, por nos fazer compreender que nada é mais valioso do que a vida — declarou Paim.
O senador destacou ainda o reconhecimento internacional do ex-presidente, cuja trajetória inspirou líderes de diferentes matizes ideológicas. Segundo ele, Mujica era uma referência também para os jovens e sua mensagem de fraternidade continuará influenciando gerações.
Durante seu mandato presidencial, entre 2010 e 2015, Mujica adotou políticas voltadas à inclusão social e aos direitos humanos, com destaque para a ampliação da transferência de renda e o fortalecimento da proteção social. Paim lembrou ainda que, mesmo enfrentando resistências, o ex-presidente manteve firme sua postura de diálogo e defesa da integração regional no âmbito do Mercosul.
O senador também recordou aspectos da vida pessoal de Mujica, como a moradia simples nos arredores de Montevidéu, o gosto pelo mate e o uso de um Fusca de 1987.
— Descansou o corpo cansado do velho semeador de esperanças — afirmou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
source
Fonte: Senado Federal