Siga @radiopiranhas
A Igreja Católica segue sem definir seu novo líder. Na manhã desta quinta-feira (8/5), segundo dia do conclave, a fumaça que saiu da chaminé da Capela Sistina foi preta — sinal de que os cardeais reunidos no Vaticano ainda não chegaram a um consenso sobre o sucessor do papa Francisco.
Duas rodadas de votação já foram realizadas. A primeira, por volta das 5h30 (horário de Brasília), não teve resultado suficiente para emitir fumaça. Já a segunda, às 6h51, confirmou a indefinição com a emissão da fumaça preta. Para que um nome seja eleito, é necessário que ao menos 89 dos 133 cardeais votantes o escolham.
Outras duas votações estão previstas para esta quinta, uma por volta das 12h30 e outra às 14h. Caso o novo papa seja eleito em qualquer uma delas, a fumaça branca sairá pela chaminé da Capela Sistina, anunciando ao mundo o fim do conclave.
A expectativa é grande. Nos dois conclaves mais recentes — em 2005, que elegeu Bento XVI, e em 2013, que escolheu Francisco — o nome do novo pontífice foi definido exatamente no segundo dia.
Mesmo assim, entre os próprios cardeais há a percepção de que o processo pode se estender, caso as votações continuem divididas.
Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter
source