Manaíra sai na frente e aprova lei pioneira para o plantio planejado de espécies da Caatinga

Siga @radiopiranhas

Publicado em: 6 maio 2025

Manaíra segue dando exemplo de compromisso com o meio ambiente! A ação do projeto “Amigos da Natureza” já foi iniciada nas escolas da rede municipal de ensino de Manaíra, levando educação ambiental para crianças e jovens e incentivando o plantio de mudas nativas da Caatinga em espaços escolares.

Além das atividades nas escolas, o município é agora um dos primeiros da Paraíba a aprovar uma lei específica para o plantio planejado e monitorado de espécies nativas da Caatinga, fortalecendo ações de preservação e educação ambiental como políticas permanentes.

Manaíra aderiu oficialmente ao projeto “Amigos da Natureza”, idealizado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) com o apoio de prefeituras e instituições públicas e privadas e ONGs. A iniciativa visa fomentar educação ambiental, conscientização e plantio de mudas nativas, respeitando os biomas locais e promovendo equilíbrio ecológico.

O Projeto de Lei nº 009/2025, de 25 de abril de 2025, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores da Casa Félix da Silva Cabral na última quinta-feira (30), instituindo oficialmente a campanha “Amigos da Natureza” como política pública em Manaíra.

A medida segue os princípios da Lei Estadual 13.428/2024, que criou a campanha “Amigo da Natureza” no calendário oficial da Paraíba, com ações anuais entre os dias 20 e 22 de abril. A promotora de Justiça envolvida no projeto explicou que a iniciativa é fruto da articulação entre o MPPB e a Assembleia Legislativa, promovendo o plantio de árvores nativas da Caatinga e Mata Atlântica, com foco em preservação e educação.

Com a nova legislação, Manaíra dá mais um passo no fortalecimento das políticas de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente, envolvendo desde cedo a comunidade escolar e consolidando seu protagonismo ecológico.

Manaíra é exemplo! Cuidar do meio ambiente também é cuidar do futuro!

Acompanhe as notícias do Portal do Litoral PB pelas redes sociais: Facebook e Twitter

source

Adicionar aos favoritos o Link permanente.