

Igreja Católica tem diversos cargos, com diferentes responsabilidades e atribuições – Foto: Reprodução/Vatican News/ND
Os cargos da Igreja Católica demandam inúmeras responsabilidades e atribuições, que devem ser cumpridas e exercidas por membros de todos os escalões, como padres, bispos e até o Papa.
Nomenclaturas parecidas podem causar confusão entre os fiéis, que não entendem a diferença entre os postos ocupados pelos membros da instituição, que tem o Papa como líder máximo.
Quais os cargos da Igreja Católica?
A instituição tem diferentes postos e uma hierarquia bem definida entre eles, tendo o Papa no topo e os fiéis como base da pirâmide. Os principais cargos da Igreja Católica são:
- Papa;
- Cardeais;
- Arcebispos;
- Bispos;
- Padres;
- Diáconos;
- Fiéis.
Quais as diferenças entre as funções?
A tradição católica coloca o pontífice como o sucessor de São Pedro, apóstolo escolhido por Jesus Cristo para fundar e disseminar a religião. O conclave decidirá quem será o próximo a ocupar o posto, após a morte de Francisco.

Papa Francisco, que morreu aos 88 anos, ocupou o principal cargo da Igreja Católica durante 12 anos – Foto: Vatican Media/Divulgação/ND
Logo abaixo dele, estão os cardeais, escolhidos pelo próprio Papa. Sua importância dentre os cargos da Igreja Católica não é maior que a de um bispo, mas a proximidade com o papa lhe impõe mais autoridade. Cabe aos cardeais a escolha do próximo papa.
Os arcebispos são aqueles responsáveis por presidir a província eclesiástica metropolitana. Este cargo da Igreja Católica tem papel de honra e de organização, sendo chamado para intervir em ações de dioceses menores, que respondem à província. Os bispos, por sua vez, são os sucessores dos Apóstolos de Jesus Cristo e, por isso, são considerados os pastores da Igreja.

Bispos, arcebispos e cardeais são alguns dos cargos da Igreja Católica – Foto: Reprodução/Vatican News/ND
O padre, ou pároco, é o cargo da Igreja Católica conferido ao pastor de determinada paróquia. É responsável por administrar e conduzir, canônica e espiritualmente, a comunidade frequentadora daquela igreja. Já aos diáconos cabe auxiliar na administração de sacramentos e a dedicação ao ministério da caridade e da assistência. Na base de toda estrutura, estão os fiéis.
Outros postos dentro do catolicismo
Além dos principais cargos da Igreja Católica, citados anteriormente, também há funções desempenhadas por mulheres, como a de religiosas, consagradas e freiras, e crianças, como os coroinhas.
Presbítero, chanceler, vigário e capelão são alguns dos cargos que compõem a instituição, mas aos quais são conferidos menor importância dentro da hierarquia católica.