Siga @radiopiranhas
A federação partidária União Progressista, formada pelo União Brasil e pelo Progressistas (PP), foi oficialmente lançada nesta terça-feira (29) em Brasília. A nova aliança já nasce como a maior força política do país, com números expressivos em diversas frentes.
Com 109 deputados federais, a União Progressista se torna a maior bancada da Câmara dos Deputados, ultrapassando o PL, que detinha a liderança até então. No Senado, a federação conta com 14 senadores, empatando com as maiores bancadas da Casa.
Além disso, a aliança reúne quase 1,4 mil prefeitos em todo o país, consolidando-se como a maior força municipal, superando o PSD, que possui 889 prefeituras. A federação também conta com seis governadores, liderando em número de estados governados.
A União Progressista terá acesso a R$ 953,8 milhões do fundo eleitoral, o maior valor entre todos os partidos, e R$ 197,6 milhões do fundo partidário, também liderando nesse quesito. Esses recursos fortalecem a posição da federação nas eleições de 2026.
Durante o evento de lançamento, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmou: “Em 2026, vamos ganhar as eleições no país e vamos subir a rampa do Palácio do Planalto”. A declaração indica a ambição da federação em disputar a presidência da República.
Inicialmente, a presidência da União Progressista será compartilhada entre Antonio de Rueda (União Brasil) e Ciro Nogueira (PP). Em dezembro deste ano, um novo presidente será eleito para comandar a federação.
@politicaetc
source