Dia de Campo aborda implantação e manejo de pastagens perenes com foco no capim Tangola

Com o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento técnico dos produtores rurais que participam da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de Pecuária de Corte e fomentar práticas eficientes de manejo de pastagens, o Sistema Faesc/Senar e o Sindicato Rural de Jaguaruna promoveram, neste mês, um Dia de Campo com foco na implantação e manejo de pastagens perenes, especialmente do capim Tangola. O encontro foi realizado na Fazenda Respingo, em Tubarão, na propriedade do produtor Egídio Goulart, e contou com a participação de aproximadamente 45 pessoas.

As atividades foram conduzidas pelo supervisor técnico da ATeG Pablo Ambrósio e pelo técnico de campo Guilherme T. Guarezi, que abordaram temas fundamentais para a produtividade e sustentabilidade das pastagens. Entre os principais assuntos em debate estiveram o manejo adequado na fase de implantação do capim Tangola, o custo da implantação e o manejo de condução da pastagem.

Um dos destaques foi a análise bromatológica do capim, com ênfase no ajuste de pastejo como ferramenta para o melhor desempenho. Também foi abordado o ajuste da dieta de acordo com a pretensão de ganho e conforme a qualidade da pastagem.

Durante o encontro, os participantes puderam ainda conhecer exemplos de resultados obtidos com outras variedades de forrageiras, além de analisar os diferentes níveis de suplementação recomendados conforme os níveis nutricionais de cada pastagem e os métodos de condução de cada pastejo. Outro aspecto em destaque foi a avaliação do vigor de rebrota do capim de acordo com a altura da pastagem e a pressão de pastejo.

Segundo a supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa, o Dia de Campo oportunizou troca de experiências e informações práticas que poderão ser aplicadas diretamente nas propriedades. “Os produtores avaliaram positivamente o evento e destacaram a importância dos temas abordados para fortalecer suas atividades”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, ressaltou que desde sua criação, em 2016, a ATeG Pecuária de Corte já beneficiou milhares de produtores rurais. “Os resultados vão além de números. Temos orgulho de mencionar que inúmeras famílias hoje contam com uma gestão eficaz, melhoraram a produtividade e a qualidade de seus rebanhos. Além disso, tomam decisões mais estratégicas, baseadas em dados e orientações técnicas, conquistaram mais qualidade de vida e aumentaram a renda. Vamos seguir investindo em conhecimento, tecnologia e capacitação para garantir que cada vez mais produtores tenham acesso a uma assistência de excelência e possam alcançar resultados sustentáveis para seus negócios rurais”, concluiu Pedrozo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.