Marques de Souza – Um tributo às conquistas de um povo. Este é o objetivo do bosque inaugurado no Parque Nova Berlim da Forqueta. O local recebeu o plantio de 200 árvores nativas, doadas pela Cooperativa Certel, uma das parceiras do projeto, juntamente com o Grupo Independente e Passeios na Colônia.
Em sua fala, o vice-prefeito Lairton Heineck, destacou a importância da iniciativa. “Que este bosque seja um símbolo eterno do reconhecimento e da gratidão que devemos àqueles que, com seu trabalho, sua luta e suas conquistas, ajudaram a construir o município. Ele carrega em sua essência a história de um povo que cruzou oceanos em busca de um novo lar. Um local sagrado que celebra as jornadas, os sacrifícios e as vitórias daqueles que, com determinação e perseverança, construíram suas vidas nesta terra.”
Para o prefeito Fábio Mertz, o local carrega consigo sonhos, cultura e a força de trabalho. “Cada tronco, cada folha, cada ramo é um símbolo do árduo labor desses imigrantes, que plantaram e edificaram, transformando terras inóspitas em florescentes comunidades. Fazer parte deste momento ímpar é motivo de orgulho para todos.”
O diretor Ricardo Brunetto, enalteceu o legado deixado pelos imigrantes alemães. “Assim como nossa rádio que este ano completa 73 anos de história, reverenciamos a coragem daqueles que enfrentaram o desconhecido, superando obstáculos e adversidades para construir uma nova vida. Aqui, celebramos a perseverança daqueles que, com suas próprias mãos, ergueram suas casas, abriram caminhos e cultivaram a terra.”
Reconhecimento
Para o gestor do projeto Passeios na Colônia, Alício de Assunção, faz parte do propósito como caminhante, divulgador e apoiador das iniciativas do turismo regional, através do Grupo Independente, a criação do bosque.
“Foi por esses caminhos que os pioneiros chegaram para construir uma linda história que hoje podemos comemorar e dar continuidade. E para que a essa tenha sequência, o meio ambiente precisa de nosso olhar especial e assim no futuro outras gerações também possam ter boas lembranças de nossos atos.”
Sustentabilidade
Para o coordenador de Meio Ambiente da Certel, Ricardo Jasper, cada árvore plantada é uma promessa de um mundo mais equilibrado, onde o ser humano e a natureza caminham lado a lado, em harmonia e respeito mútuo.
“Um futuro que, dia após dia, vai sendo cultivado com o suor, a determinação e o amor daqueles que acreditam, como a nossa cooperativa, em um planeta mais verde e saudável.” O plantio foi feito com ajuda dos alunos da rede municipal de ensino.
Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação
The post Bosque homenageia colonizadores alemães appeared first on Agora No Vale.