A fala de Moraes depois de manifestação do governo Trump

Siga @radiopiranhas

Foto: Alisson Sales/Fotorua

Órgão de departamento do Executivo criticou decisões do Judiciário brasileiro; Comitê do Congresso aprovou projeto que atinge o ministro

Durante uma sessão plenária no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira, 27, o ministro Alexandre de Moraes rebateu o governo dos Estados Unidos e parlamentares do Partido Republicano, mas sem citá-los nominalmente.

Nesta semana, o Executivo norte-americano e um comitê do Congresso daquele país mandaram recados ao magistrado. Um órgão ligado ao Departamento de Estado criticou decisões do Judiciário Brasileiro, enquanto o colegiado da Câmara chancelou um projeto de lei que pode impedir a entrada de Moraes nos Estados Unidos.

“Nestes 73 anos de inauguração da sede oficial da ONU, é importante que todos nós reafirmemos nossos compromissos com a defesa da democracia, dos Direitos Humanos, da igualdade entre as nações e nosso juramento integral em defesa da Constituição brasileira e pela soberania do Brasil”, disse o juiz do STF. “Deixamos de ser colônia em 7 de setembro de 1822, e, com coragem, estamos construindo uma república independente e cada vez melhor.”

Moraes citou ainda uma frase de Guimarães Rosa, segundo a qual a vida requer do homem “coragem”. O magistrado respondeu ainda à manifestação de apoio do colega Flávio Dino, sobre visitar Carolina (MA), já que pode ficar impedido de pisar em solo americano.

Source link

source
Fonte:
Paulo Figueiredo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.