Gláucia e Cé falam sobre os primeiros dias de governo na primeira RA de 2025 da Acil

“Existem alguns valores que norteiam o nosso trabalho na administração municipal e, entre eles, está transparência, eficiência e liderar Lajeado como a cidade polo que ela é.” A afirmação foi feita pela prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher, nesta quarta-feira (19), ao falar sobre os primeiros dias de governo. Ela e o vice-prefeito Guilherme Cé foram os palestrantes da primeira reunião-almoço (RA) de 2025 promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil).

Reunião Almoço Acil prefeita Glaúcia e Cé

Para cerca de 140 pessoas, os gestores municipais falaram sobre o trabalho que vem sendo realizado pela administração e alguns projetos que estão sendo elaborados e que precisam da participação da comunidade para sugestões de melhorias. “Queremos um governo de diálogo e união, pois em todos os nossos projetos o propósito é saber onde queremos chegar e, para isso, é necessária uma etapa de início, meio e fim”, comentou Gláucia.

O vice-prefeito falou que Lajeado está atualmente com uma população de 96.651 habitantes, segundo o IBGE, Lajeado e que o município está entre os que mais vêm apresentando crescimento no Rio Grande do Sul. “É muito bom que continuemos crescendo, e, para isso, precisamos oferecer condições para que a cidade siga cada vez mais atrativa para o público”, pontuou.

Reunião Almoço Acil prefeita (3)

Macro Compromissos

Os gestores apresentaram relatório das atividades que estão em andamento levando em consideração os macro compromissos que assumiram durante a campanha eleitoral. “Estamos realizando nosso trabalho com foco na reconstrução e prevenção, na questão de infraestrutura e mobilidade e também nos cuidados com a cidade”, comentaram.

Gláucia comentou que o planejamento da cidade precisa ser feito a longo prazo, pois o município não tem mais espaço para crescimento e, todas as obras precisam ser realizadas pensando no futuro. “Em todas as obras precisamos pensar a longo prazo, seja na abertura de uma rua ou em uma construção. Precisamos pensar em como estará aquela localidade daqui há 5 ou 10 anos”, completou.

Reconstrução e prevenção

Na questão de reconstrução e prevenção, Gláucia e Cé comentaram que, assim como em outras áreas, o município está realizando uma séria de ações para entregar resultados à população. Fazendo destaque para a recuperação das conexões viárias, tanto dentro da cidade, como também com os municípios vizinhos, os gestores reforçaram que estão tendo uma série de reuniões para agilizar os prazos de entrega. “Estamos na expectativa para, no mês de março, termos a entrega das obras da ponte do rio Taquari, bem como a nossa conexão com Arroio do Meio”, comentaram.

Cé comentou que está em andamento a atualização do plano de contingência do município. Segundo o vice-prefeito, esse plano já existia, mas, após a enchente de maio de 2024 ele precisou ser reformulado. “Em breve nós vamos realizar a apresentação desse plano para a comunidade porque ela precisa participar e opinar em relação a ele”, pontuaram.

Infraestrutura e mobilidade

Gláucia comentou que Lajeado, por ser a cidade polo do Vale do Taquari, precisa liderar as discussões. Segundo a prefeita, os municípios esperam que Lajeado tome a frente dessas discussões. “Nós, prefeitos do Vale, estamos ampliando as discussões sobre a concessão do bloco 2 da RS-130. Estamos em discussão sobre as obras que precisam ser feitas, mas, ao mesmo tempo, buscando uma tarifa menor para os motoristas”, frisou.

Outro ponto abordado durante a RA, foi a realização de uma PPP para o serviço de iluminação pública no município. O assunto, de acordo com os gestores, já foi debatido em reuniões com vereadores e Fórum das Entidades de Lajeado (FEL) e visa modernizar o serviço de iluminação pública com implantação de lâmpadas de LED em todo o município para reduzir os gastos com energia.

Cuidados com a cidade

Em relação ao cuidado e zeladoria da cidade, a prefeita comentou sobre a criação da Secretaria de Serviços Urbanos. Segundo a prefeita, a pasta reúne uma série de serviços voltados à zeladoria da cidade. “Estamos com muita expetativa nessa secretaria, pois ela vai atuar na manutenção e conservação das nossas praças, parques e espaços públicos, além de cuidar dos serviços de limpeza pública, exceto a coleta do lixo”, falou.

Sobre a conservação de espaços públicos, Cé comentou que o município busca conhecer a realidade de outras grandes cidades para saber o que pode ser realizado no município para manter os espaços conservados. “Vamos reformular o projeto de adoção de praças e áreas de lazer, para evitar que os espaços fiquem com cara de abandono como já aconteceu em alguns dos nossos espaços”, frisou.

Corsan e Stacione

Ao final da reunião, a prefeita comentou sobre dois contratos que estão sendo analisados no município. O contrato de exploração de água e esgoto pela Corsan e o do serviço de estacionamento rotativo pela Stacione. De acordo com a gestora, nenhum dos contratos será assinado no modelo que está atualmente. “Precisamos fazer algumas modificações, conversar com o FEL e entender algumas demandas para realizar mudanças nesses contratos”, afirmou.

De acordo com Gláucia, está agendada para a próxima semana uma reunião no Ministério Público para falar exclusivamente sobre o contrato com a Corsan. “Depois dessa reunião, vamos ter uma agenda com o FEL e com as associações de bairros sempre na busca da melhor solução para os nossos desafios”, citou.

Em relação à Stacione, Cé comentou que Lajeado não pode mais ficar sem o serviço do estacionamento rotativo e, que já iniciaram conversas sobre a ampliação das vagas para outros pontos da cidade. O FEL entregou, recentemente, documento à prefeitura solicitando alterações no serviço e o documento está para análise do governo.

Parque do Imigrante

Gláucia e Cé encerraram o evento falando sobre o projeto apresentado pela Acil durante a Expovale + Construmóbil 2024. O projeto de remodelação do Parque do Imigrante para que o espaço, além de ser utilizado para realização de eventos, possa abrigar de forma mais funcional, os trabalhos da Defesa Civil do município.

Segundo os gestores, a inclusão da Defesa Civil dentro da estrutura do pavilhão 1 permite que o município busque recursos com o Estado para viabilizar as obras.

Reunião Almoço Acil prefeita (1)

Primeira edição

Na abertura do evento, o presidente da Acil, Joni Zagonel, falou sobre a retomada das RA’s da entidade e sobre a agenda com os gestores municipais. “É uma satisfação recebe-los para falar sobre os projetos que estão sendo planejados pela administração municipal”, citou.

Zagonel parabenizou Gláucia e Cé pelos movimentos já realizados nos primeiros dias de gestão “Esses movimentos de coragem trazem a marca para essa gestão. A discussão pela nova e necessária ponte sobre o rio Taquari de forma madura pode mudar a realidade da nossa população”, acrescentou.

Patrocínio

As RA’s de 2025 da Acil têm o patrocínio de Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), CBM Materiais Elétricos, Excellence Garçons, Florestal Alimentos, Fruki Bebidas, Grupo Imec, Grupo RBS, Kappel Imóveis, Olicenter, Rhodoss Implementos Rodoviários, Sicredi Integração RS/MG, Tecnosom Sonorização, Unimed VTRP, Vincere Construtora e Wep Compliance.

The post Gláucia e Cé falam sobre os primeiros dias de governo na primeira RA de 2025 da Acil appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.