Museu de Arte da Pampulha, de Oscar Niemeyer, será restaurado em Belo Horizonte


Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o edifício que abriga o Museu, inaugurado em 1943, integra o Conjunto Moderno da Pampulha. Museu de Arte da Pampulha será restaurado
Após cinco anos fechado para visitação, o Museu de Artes da Pampulha – uma das principais estruturas arquitetônicas da história de Belo Horizonte – será restaurado. Na época do fechamento, o prédio apresentava problemas elétricos e hidráulicos.
Em 67 anos de história, essa será a maior reforma que o Museu vai passar, conforme informou a Prefeitura. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o edifício que abriga o MAP, inaugurado em 1943, integra o Conjunto Moderno da Pampulha.
Entre as mudanças está a criação de um novo espaço, a CASA MAP, que será uma das mais modernas reservas técnicas do país e acolherá a Biblioteca e o Centro de Documentação (CEDOC-MAP). O projeto de restauração foi feito em 2014.
Museu de Artes da Pampulha será restaurado. Maquete do projeto é apresentada em BH
Reprodução/TV Globo
Casa MAP
A Casa MAP, que já está em fase de obras, é um imóvel de propriedade do município, que abrigou a estação de bombeamento de água da Pampulha inaugurada na década de 1940.
O espaço fica no entorno da Lagoa da Pampulha e está dentro do perímetro principal (Core Zone) do Conjunto Moderno da Pampulha, inscrito na Lista do Patrimônio Mundial.
O projeto vai incluir laboratórios para análise e processamento de obras, setor administrativo, espaço educativo, espaço de recepção, biblioteca e o próprio Centro de Documentação (CEDOC-MAP).
Ainda segundo a prefeitura de BH, todos os materiais de revestimento receberão cuidados específicos de restauração, e somente nos pontos onde não for possível a recuperação do material original, será feita substituição por peças com características idênticas.
Museu de Artes da Pampulha, dezembro de 2024
Reprodução/TV Globo
Vídeos mais vistos no g1 Minas:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.