Bombeiros salvam mais de 300 pessoas de afogamentos na pré-temporada de verão em SC

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) resgatou 327 pessoas de afogamentos durante a pré-temporada de verão, entre 2 de novembro e 15 de dezembro de 2024. O número representa um aumento de 22,47% em relação ao mesmo período de 2023, quando 267 casos foram registrados.

O CBMSC informou que o volume de resgates está dentro do esperado para o período, que também contabilizou 996.181 ações de prevenção realizadas pelos guarda-vidas e a formação de 2.025 crianças no Programa Golfinho, iniciativa voltada à educação aquática e prevenção de afogamentos.

A temporada de verão foi oficialmente aberta na última segunda-feira (16) e seguirá até 9 de março de 2025. Após essa data, terá início a pós-temporada, que vai até 21 de abril. Para atender à demanda da estação mais movimentada do ano, quase 2 mil guarda-vidas estão atuando em 33 municípios, cobrindo 156 praias e balneários ao longo de 560 quilômetros do litoral catarinense.

Diariamente, 470 bombeiros estão mobilizados nas praias, contando ainda com o reforço de 96 profissionais deslocados do interior do Estado. A temporada promete ser intensa, com a expectativa de receber cerca de 3,1 milhões de turistas em Santa Catarina até março.

Os bombeiros reforçam a importância de medidas preventivas para garantir a segurança dos banhistas. Uma das principais recomendações é utilizar o aplicativo CBMSC Cidadão, disponível gratuitamente para Android e iOS, que indica as praias guarnecidas por guarda-vidas e sinalizadas com bandeiras verdes, indicando baixo risco para banho.

Além disso, os oficiais alertam para os riscos de entrar no mar sob o efeito de álcool ou entorpecentes. O período do fim da tarde concentra a maioria dos casos de afogamento, frequentemente envolvendo vítimas que consumiram bebidas alcoólicas ao longo do dia.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.