IPCA sobe 0,39% em novembro, com alta nos preços de carne e passagens aéreas

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados de preços nesta terça-feira. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, subiu 0,39% em novembro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Apesar do novo aumento, o número ainda representa uma desaceleração em comparação ao observado em outubro, quando o índice subiu 0,56%. O resultado ainda veio acima do esperado pelos economistas do mercado financeiro, que projetavam uma alta de 0,34% do indicador para o mês.
O resultado foi influenciado pelas altas no grupo de Alimentação e bebidas (1,55%), após aumento nos preços das carnes (8,02%), no grupo de Transportes (0,89%), que foi impulsionado pela alta nos preços das passagens aéreas (22,65%) e no grupo de Despesas pessoas (1,43%), diante do avanço visto no cigarro (14,91%).
Com o resultado, o IPCA acumula uma alta de 4,29% no ano, o que o aproxima do teto da meta de inflação para este ano, de 4,50%. Em 12 meses, o avanço é de 4,87%.
*Esta reportagem está em atualização
Adicionar aos favoritos o Link permanente.