
Você já deve ter ouvido falar em circuncisão. Trata-se de uma prática envolta em várias controvérsias, tanto na área da saúde quanto na esfera religiosa. No entanto, há países em que a prática é muito comum. Descubra onde há mais homens circuncidados no mundo.

Saiba qual lugar do mundo onde há mais homens circuncidados do mundo. – Foto: omartursic.com/ND
O que é circuncisão?
De acordo com Rodolfo Favaretto, no portal Tua Saúde, a circuncisão é uma cirurgia que tem o objetivo de retirar o prepúcio, pele que recobre a cabeça do pênis. Geralmente ela é indicada para corrigir a fimose e diminuir o risco de infecções urinárias e sexualmente transmissíveis.
Entretanto, a prática ainda é bastante controvérsia. Alguns estudos sugerem que a circuncisão pode reduzir infecções urinárias e melhorar a saúde do pênis, mas outros estudo alertam que a cirurgia pode aumentar os riscos de infecção.
Onde há mais homens circuncidados no mundo?

Áreas onde há uma maior concentração de homens circuncidados – Foto: Voronoi/VisualCapitalist/ND
De acordo com um estudo da Visual Capitalist, que utilizou dados da BioMedCentral, os países com forte influência do islamismo e judaísmo, como o Norte da África e o Oriente Médio, são onde se concentram a maioria dos homens circuncidados. Nesses países, a taxa de circuncisão é de 99%.
Países como Coreia do Sul, EUA e Austrália, apesar de possuírem uma baixa concentração de populações muçulmanas e judaicas em seus territórios, apresentam taxas de circuncisão acima de 50%.
Já na América do Sul, Europa e partes da Ásia, onde o islamismo não possui raízes fortes, a taxa de circuncisão é significativamente mais baixa.
Top 10 países com mais homens circuncidados:
- Marrocos: 99,9%
- Palestina: 99,9%
- Afeganistão: 99,8%
- Tunísia: 99,8%
- Irã: 99,7%
- Saara Ocidental: 99,6%
- Gabão: 99,2%
- Mauritânia: 99,2%
- Tajiquistão: 99,0%
- Iémen: 99,0%

A circuncisão geralmente é recomendada para o tratamento da fimose, porém também é proposta em áreas com alta incidência de HIV, como em países da África oriental – Foto: Freepik/ND
A OMS só recomenda a circuncisão médica voluntária em áreas de alta incidência de HIV, como a África Oriental, pois funciona como um dos métodos de prevenção, juntamente com o uso de preservativos e tratamento pós-exposição.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.